dc.contributor.advisor | Junkes, Delcio | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Elbio Eduardo Guerrero da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T18:20:42Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T18:20:42Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/56401 | |
dc.description | Orientador : Delcio Junkes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais reflexões sobre educação de Friedrich Nietzsche. Serão explanados, num primeiro momento, alguns conceitos de fundamental importância na concepção do filósofo, como: vontade de potência e niilismo. Num segundo momento tratar-se-á do pensamento de Nietzsche em relação ao problema da linguagem e da verdade. Finalmente apresentar-se-ão as principais críticas do filósofo às instituições de ensino do seu tempo e suas reflexões acerca de como deveria de ser uma proposta de educação cuja finalidade fosse a elevação cultural dos indivíduos, a qual se fundamentaria na possibilidade destes se tornarem livres e autônomos pelo exercício da vontade de potência. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen: Este trabajo tiene por objetivo presentar las principales reflexiones de Friedrich Nietzsche sobre educación. Serán explanados, en un primer momento, algunos conceptos de importancia fundamental en su filosofia, como: voluntad de poder y niilismo. En un segundo momento serán presentados los principales argumentos del autor relacionados al lenguage y a la verdad. Finalmente serán presentadas las principales críticas hechas por Nietzsche a las instituciones de enseñanza de su tiempo y sus reflexiones acerca de como debería de ser una propuesta educacional cuya finalidad fuese la elevación cultural de los indivíduos, la cual se fundamentaría en la posibilidad de que estos se tornasen libres y autónomos mediante el ejercicio de la voluntad de poder. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Niilismo | pt_BR |
dc.title | Nietzsche e a educação : autonomia como exercício da vontade de potência | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |