Percepções da geração Z sobre o mercado de trabalho : um estudo com alunos de uma instituição formadora de jovens aprendizes em Curitiba - PR
Resumo
Resumo : O objetivo deste artigo foi identificar e comparar as percepções da geração Z em relação ao mercado de trabalho. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a geração Z e suas características. Na sequência foram aplicados questionários estruturados em cinco jovens aprendizes que fazem parte de um programa de aprendizagem de uma instituição formadora em Curitiba – PR. Por fim foram analisados os dados dos questionários e relacionados com a pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que os estudantes buscam experiência profissional, atividades que proporcionem qualidade de vida e flexibilidade no ambiente de trabalho, tais aspectos apresentaram maior importância aos entrevistados. Estas características vão ao encontro do que foi levantado na literatura e demostram que a área de Gestão de Pessoas das organizações deverá ficar atenta às estas características deste novo profissional que em breve estará chegando ao mercado de trabalho, propondo ações de atração e retenção que atendam às suas expectativas.