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dc.contributor.advisorGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorCorrea, Andréia Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T18:31:03Z
dc.date.available2022-09-01T18:31:03Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54484
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 153-161pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita em alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de São José dos Pinhais, Paraná. Participaram do estudo 94 crianças distribuídas em três grupos experimentais - Turma E (programa de ensino para o desenvolvimento da consciência fonológica), Turma D (programa de ensino para o desenvolvimento da consciência morfológica), Turma C (programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas) - e um grupo de controle (Turma A). A pesquisa seguiu um delineamento experimental e foi desenvolvida em três etapas: pré-teste, programa de ensino e pós-teste. Os dados do pré-teste e pós-teste foram coletados pela pesquisadora e as sessões de ensino foram organizadas pela pesquisadora e aplicadas pelas professoras das turmas. O estudo procurou verificar duas hipóteses principais: a) previa a possibilidade de desenvolver habilidades morfológicas em alunos que ainda não tinham adquirido o princípio alfabético; b) esperava-se que os estudantes que participassem de um programa de ensino com atividades para o desenvolvimento tanto da consciência fonológica como da consciência morfológica teriam melhor desempenho em leitura e escrita quando comparado com estudantes que participassem de um programa de ensino para o desenvolvimento de uma única habilidade. Não foi possível confirmar a primeira hipótese, tendo em vista que a realização do programa de intervenção não foi anterior ao processo de alfabetização. Os resultados obtidos sugerem que a consciência morfológica e a aprendizagem da leitura e da escrita desenvolvem-se em interação, tendo em vista que todas apresentaram aumento de desempenho tanto nas provas de habilidades metamorfológicas como nas provas de leitura e escrita. A segunda hipótese foi confirmada, pois embora todas as turmas experimentais tenham obtido maior desempenho do que a turma de controle em leitura e as turmas C e E maior desempenho em escrita do que a turma de controle, foi justamente a turma C que obteve maior desempenho em ambas, leitura e escrita, quando seu desempenho foi comparado ao de todas as turmas. Esses dados apresentam implicações educacionais importantes, pois sugerem que a prática pedagógica desenvolvida no primeiro ano do Ensino Fundamental deve ocupar-se do desenvolvimento da consciência fonológica, dada sua importância na aprendizagem do princípio alfabético e, acrescentar a esta prática o ensino explícito de habilidades morfológicas, tendo em vista que os resultados obtidos neste estudo sustentam que o ensino explícito de elementos sonoros e elementos mórficos, de forma conjugada, gera efeitos positivos em termos de aprendizagem da leitura e da escrita. Palavras-chave: Consciência Fonológica, Consciência Morfológica, Leitura e Escrita.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aimed to investigate the impacts of a teaching program aimed at the development of metaphonological and metamorphological abilities on reading and writing learning in first year students of elementary school. The research was carried out in a public school in the city of São José dos Pinhais, Paraná. A total of 94 children in three experimental groups - Class E (teaching program for the development of phonological awareness), Class D (teaching program for the development of morphological awareness), Class C (teaching skills development program Metaphonological and metamorphological) - and a control group (Class A). The research followed an experimental design and was developed in three stages: pre-test, teaching program and post-test. The data of the pre-test and post-test were collected by the researcher and the teaching sessions were organized by the researcher and applied by the class teachers. The study sought to verify two main hypotheses: a) predicted the possibility of developing morphological abilities in students who had not yet acquired the alphabetic principle; B) it was expected that students who participated in a teaching program with activities for the development of both phonological awareness and morphological awareness would perform better in reading and writing when compared to students participating in a teaching program for the development of A single skill. It was not possible to confirm the first hypothesis, since the implementation of the intervention program did not precede the literacy process. The results suggest that the morphological awareness and the learning of reading and writing are developed in interaction, considering that all presented an increase in performance in both the metamorphological skills tests and in the reading and writing tests. The second hypothesis was confirmed, because although all the experimental classes had higher performance than the control group in reading and the C and E classes had a higher writing performance than the control group, it was precisely the C group that obtained the highest performance In both reading and writing, when their performance was compared to that of all classes. These data have important educational implications, since they suggest that the pedagogical practice developed in the first year of elementary school should focus on the development of phonological awareness, given its importance in learning the alphabetical principle and to add to this practice the explicit teaching of morphological skills , Considering that the results obtained in this study maintain that the explicit teaching of sound elements and morphic elements, in combination, generates positive effects in terms of learning to read and write. Keywords: Phonological Awareness, Morphological Consciousness, Reading and Writing.pt_BR
dc.format.extent164 f. : il., gráfs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.titleImpacto de um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas na aprendizagem inicial da leitura e da escritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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