Reflexão crítica do conceito solo : um olhar sobre a educação e sobre o meio ambiente construído
Resumo
Resumo: A internalização é um dos mecanismos predominantes na educação formal convencional e pretende garantir a continuidade metabólica da ordem social vigente. Enquanto mecanismo alienador a internalização atua por vários dispositivos, entre eles podem ser destacados a simplificação dos conceitos e a defesa de um sistema educacional baseado na divisão social do trabalho na sociedade capitalista. O conceito solo, assim como suas implicações na realidade, tem sido refém desse processo, pois ao se desconsiderar o solo enquanto parte de uma construção social e ambiente de relacionamento multidimensional de grupos, ignora-se a relevância desse elemento no campo do desenvolvimento humano e cultural. Portanto, esse trabalho teve por objetivo contribuir com o enriquecimento do conceito solo, tendo-se como foco a crítica da educação formal institucional e a concepção do meio ambiente construído, utilizando-se de uma argumentação teórica bibliográfica. Os resultados do estudo mostram que os temas envolvidos na argumentação contribuem de forma diferencial com o enriquecimento do conceito solo, entendido não apenas enquanto corpo natural independente dos processos sociais, mas também enquanto espaço de produção e reprodução de relações humanas.
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- Educação do campo [596]