dc.contributor.author | Kohut, Claudete Ana Romko | pt_BR |
dc.contributor.other | Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T19:43:50Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T19:43:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53843 | |
dc.description | Orientador : Professora Ires Aparecida Falcade | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, objetivando amenizar os conflitos no ambiente escolar, transformando-o em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Trata-se de uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, a fim de transformar a escola em um ambiente menos hostil e mais respeitoso a toda forma de diversidade. Assim o referido projeto tem como premissa transformar o meio escolar em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Sendo um processo educativo que solucione os problemas, relacionados principalmente a violência, intolerância, e preconceito que cada vez se materializam com maior intensidade na escola pública e consequentemente na educação brasileira. Pois sabemos que a escola tem papel crucial na modificação e formação dos/as estudantes e indivíduos, é na escola o primeiro contato do mesmo com as diversas formas de cultura, de cor, de raça e sexo, uma vez que, a escola é um ambiente de circulação das diversidades. Em busca do resultado pretendido o artigo utilizou-se de uma metodologia bibliográfica e documental, onde por meio desses resultados constatamos e assim salientamos que a importância da educação em Direitos Humanos é inquestionável. Que sim, esta educação é o caminho para uma boa convivência escolar e respeito à diversidade, pois ela muito contribui para a formação e transformação das pessoas, onde todos os indivíduos sejam valorizados na diversidade, e o respeito seja um princípio existente entre todas as relações, independentemente de qualquer diferença, sempre alcançando e garantindo a dignidade humana, a ética e a justiça social. Despertamos nesses/as estudantes uma nova visão de mundo, onde ao sair do ambiente escolar os mesmos estejam e sejam conscientes do seu papel e da sua influência no mundo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos X convivência escolar e diversidade | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |