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dc.contributor.authorKohut, Claudete Ana Romkopt_BR
dc.contributor.otherPereira, Ires Aparecida Falcade 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T19:43:50Z
dc.date.available2021-06-18T19:43:50Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53843
dc.descriptionOrientador : Professora Ires Aparecida Falcadept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, objetivando amenizar os conflitos no ambiente escolar, transformando-o em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Trata-se de uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, a fim de transformar a escola em um ambiente menos hostil e mais respeitoso a toda forma de diversidade. Assim o referido projeto tem como premissa transformar o meio escolar em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Sendo um processo educativo que solucione os problemas, relacionados principalmente a violência, intolerância, e preconceito que cada vez se materializam com maior intensidade na escola pública e consequentemente na educação brasileira. Pois sabemos que a escola tem papel crucial na modificação e formação dos/as estudantes e indivíduos, é na escola o primeiro contato do mesmo com as diversas formas de cultura, de cor, de raça e sexo, uma vez que, a escola é um ambiente de circulação das diversidades. Em busca do resultado pretendido o artigo utilizou-se de uma metodologia bibliográfica e documental, onde por meio desses resultados constatamos e assim salientamos que a importância da educação em Direitos Humanos é inquestionável. Que sim, esta educação é o caminho para uma boa convivência escolar e respeito à diversidade, pois ela muito contribui para a formação e transformação das pessoas, onde todos os indivíduos sejam valorizados na diversidade, e o respeito seja um princípio existente entre todas as relações, independentemente de qualquer diferença, sempre alcançando e garantindo a dignidade humana, a ética e a justiça social. Despertamos nesses/as estudantes uma nova visão de mundo, onde ao sair do ambiente escolar os mesmos estejam e sejam conscientes do seu papel e da sua influência no mundo.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos X convivência escolar e diversidadept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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