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    Educação em direitos humanos X convivência escolar e diversidade

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    R - E - CLAUDETE ANA ROMKO KOHUT.pdf (449.9Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kohut, Claudete Ana Romko
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este artigo apresenta uma pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, objetivando amenizar os conflitos no ambiente escolar, transformando-o em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Trata-se de uma prática pedagógica humanizadora e cidadã, a fim de transformar a escola em um ambiente menos hostil e mais respeitoso a toda forma de diversidade. Assim o referido projeto tem como premissa transformar o meio escolar em um lugar de respeito de justiça e principalmente de paz. Sendo um processo educativo que solucione os problemas, relacionados principalmente a violência, intolerância, e preconceito que cada vez se materializam com maior intensidade na escola pública e consequentemente na educação brasileira. Pois sabemos que a escola tem papel crucial na modificação e formação dos/as estudantes e indivíduos, é na escola o primeiro contato do mesmo com as diversas formas de cultura, de cor, de raça e sexo, uma vez que, a escola é um ambiente de circulação das diversidades. Em busca do resultado pretendido o artigo utilizou-se de uma metodologia bibliográfica e documental, onde por meio desses resultados constatamos e assim salientamos que a importância da educação em Direitos Humanos é inquestionável. Que sim, esta educação é o caminho para uma boa convivência escolar e respeito à diversidade, pois ela muito contribui para a formação e transformação das pessoas, onde todos os indivíduos sejam valorizados na diversidade, e o respeito seja um princípio existente entre todas as relações, independentemente de qualquer diferença, sempre alcançando e garantindo a dignidade humana, a ética e a justiça social. Despertamos nesses/as estudantes uma nova visão de mundo, onde ao sair do ambiente escolar os mesmos estejam e sejam conscientes do seu papel e da sua influência no mundo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53843
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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