A pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografia
Resumo
Resumo : O presente artigo visa realizar uma análise sobre os documentos oficiais (PCN's; DCN's; e o Caderno de expectativas) de Geografia, visando a compreensão de como estes abordam a produção histórica da pobreza e se as vivências dos coletivos pauperizados estão inseridas nos referidos documentos. Assim, evidencia-se o intuito de responder o seguinte questionamento: como o currículo formal da disciplina de Geografia do ensino fundamental II abrange as vivências da pobreza e de que forma possibilita ou não a compreensão da produção histórica dessa. A metodologia que alicerçou esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como suporte teórico bibliografias cujo vínculo principal se refira à temática de análise. Não obstante, lançou-se mão de uma análise documental dos currículos da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II (PCN's - 1998, e DCN's - 2013, e os Cadernos de Expectativas de Aprendizagem do Paraná - 2012). Como resultado, percebeu-se que não há nos documentos oficiais analisados qualquer debate sobre as raízes da pobreza, bem como não há a inserção das vivências materiais e imateriais dos coletivos pauperizados.