Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaab, Thiago Buenopt_BR
dc.contributor.otherGrochoska, Marcia Andreiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T21:19:29Z
dc.date.available2021-05-28T21:19:29Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53792
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Marcia Andréia Grochoskapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo visa realizar uma análise sobre os documentos oficiais (PCN's; DCN's; e o Caderno de expectativas) de Geografia, visando a compreensão de como estes abordam a produção histórica da pobreza e se as vivências dos coletivos pauperizados estão inseridas nos referidos documentos. Assim, evidencia-se o intuito de responder o seguinte questionamento: como o currículo formal da disciplina de Geografia do ensino fundamental II abrange as vivências da pobreza e de que forma possibilita ou não a compreensão da produção histórica dessa. A metodologia que alicerçou esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como suporte teórico bibliografias cujo vínculo principal se refira à temática de análise. Não obstante, lançou-se mão de uma análise documental dos currículos da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II (PCN's - 1998, e DCN's - 2013, e os Cadernos de Expectativas de Aprendizagem do Paraná - 2012). Como resultado, percebeu-se que não há nos documentos oficiais analisados qualquer debate sobre as raízes da pobreza, bem como não há a inserção das vivências materiais e imateriais dos coletivos pauperizados.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (22 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleA pobreza e o currículo : permanências e ausências nos documentos oficiais de geografiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples