dc.contributor.advisor | Braga, Ramon de Oliveira Bieco | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Rosilda Antunes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T19:15:50Z | |
dc.date.available | 2021-07-01T19:15:50Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53772 | |
dc.description | Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco Braga | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa discorre sobre a importância do Programa Bolsa Família, no contexto dos beneficiários do Programa Bolsa Família da Escola Municipal 31 de Março, onde 60% das famílias são cadastradas. A mesma está inserida na periferia do município de Telêmaco Borba/PR, tendo como realidade uma comunidade carente, ou seja, as maiorias desses alunos vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim sendo, objetivou-se identificar as famílias beneficiadas, para compreender como as mesmas administram o dinheiro, em prol da melhoria do rendimento escolar dos discentes. Com base na matriz metodológica quantitativa dedutiva, foram entrevistadas de forma anônima e voluntária, com base em um questionário semiestruturado, 10% das famílias cadastradas no sistema do Programa Bolsa Família. Na análise das respostas obtidas, percebeu-se que algumas famílias consideram esse benefício de grande valor, pois é com base dele que as mesmas sobrevivem e muitas vezes se sentem envergonhadas por receberem o benefício, acreditando que não possuem outra forma de sobrevivência sem o mesmo, produzindo um sentimento de serem sujeitos excluídos da sociedade. Salienta-se ainda que as mesmas vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Conclui-se que o Programa Bolsa Família vem de encontro para suprir, e até mesmo sanar, as necessidades dessas famílias, pois o mesmo é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias. Compreendeu-se que as famílias entrevistadas acreditam que a melhor condição para se mudar de vida é via a educação. Portanto, a escola como um uma instituição privilegiada, deve pensar e refletir sobre o seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas capazes de enfrentar os desafios que a sociedade futuramente lhe oferecerá. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.title | Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |