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    Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR

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    R - E - ROSILDA ANTUNES TEIXEIRA.pdf (208.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Teixeira, Rosilda Antunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente pesquisa discorre sobre a importância do Programa Bolsa Família, no contexto dos beneficiários do Programa Bolsa Família da Escola Municipal 31 de Março, onde 60% das famílias são cadastradas. A mesma está inserida na periferia do município de Telêmaco Borba/PR, tendo como realidade uma comunidade carente, ou seja, as maiorias desses alunos vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim sendo, objetivou-se identificar as famílias beneficiadas, para compreender como as mesmas administram o dinheiro, em prol da melhoria do rendimento escolar dos discentes. Com base na matriz metodológica quantitativa dedutiva, foram entrevistadas de forma anônima e voluntária, com base em um questionário semiestruturado, 10% das famílias cadastradas no sistema do Programa Bolsa Família. Na análise das respostas obtidas, percebeu-se que algumas famílias consideram esse benefício de grande valor, pois é com base dele que as mesmas sobrevivem e muitas vezes se sentem envergonhadas por receberem o benefício, acreditando que não possuem outra forma de sobrevivência sem o mesmo, produzindo um sentimento de serem sujeitos excluídos da sociedade. Salienta-se ainda que as mesmas vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Conclui-se que o Programa Bolsa Família vem de encontro para suprir, e até mesmo sanar, as necessidades dessas famílias, pois o mesmo é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias. Compreendeu-se que as famílias entrevistadas acreditam que a melhor condição para se mudar de vida é via a educação. Portanto, a escola como um uma instituição privilegiada, deve pensar e refletir sobre o seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas capazes de enfrentar os desafios que a sociedade futuramente lhe oferecerá.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53772
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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