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dc.contributor.authorAbbeg, Leticia Trzaskospt_BR
dc.contributor.otherTripodi, Maria do Rosário Figueiredopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:19:44Z
dc.date.available2021-06-30T18:19:44Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53713
dc.descriptionOrientadora : Prof. Dra. Maria do Rosário Figueiredo Tripodipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo tem como objetivo principal buscar responder à seguinte questão: O que os Planos de Trabalho Docente da área de matemática do 7º ano da rede estadual do Paraná revelam sobre possíveis potencialidades de redução das desigualdades educacionais? Para tanto, foram analisados Planos de Trabalho Docente - PTD de professores de matemática do 7º ano de escolas da rede estadual do Paraná, com o intuito de se buscar apreender se a organização dos componentes curriculares selecionados pelos professores busca contemplar a concepção de que a universalização da escola pública trouxe com ela, acertadamente, diferentes sujeitos que não partem de um mesmo ponto inicial, tanto do ponto de vista sociocultural, quanto econômico. Nota-se que em salas de aulas há diferentes sujeitos, que vêm de situações sociais diferentes e que, por isso, trazem um "capital cultural" diferente. Logo, se o currículo for organizado de modo igual para todos os alunos, mesmo sabendo que estes partem de pontos iniciais diferentes, a escola poderá não estar contribuindo para a redução das desigualdades educacionais. Embasado na teoria da ideologia de conhecimentos adquiridos, elaborado por Crahay (2002), que trata da concepção de ensino fundamentada por pesquisas empíricas com alunos e, ainda, do conceito de justiça corretiva, acredita-se que, em educação, pontos de partida diferenciados exigem estratégias diferenciadas. Porém, nas analises feitas no âmbito desse trabalho, foi possível percebe que poucos PTD's trazem estratégias de atendimento individual, que poderiam contribuir para a redução das desigualdades educacionais, na esfera do "chão da escola".pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (20 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.titleOperacionalização do currículo em sala de aula e desigualdades educacionais : o que sugerem os planos de trabalho docente de matemática no Paraná?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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