dc.contributor.author | Souza, Karine Sinhori de | pt_BR |
dc.contributor.other | Pereira, Jocilene Gordiano Lima Tomaz | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T18:22:39Z | |
dc.date.available | 2021-05-28T18:22:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53708 | |
dc.description | Orientadora : Professora. Ms. Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Bolsa Família é um dos programas que integram Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que tem em vista superar a extrema pobreza no país. O Programa é uma garantia de renda, sendo assim, um alivio imediato para a situação de pobreza material das famílias beneficiárias. Com o Programa, famílias de baixa renda do Brasil garantem o acesso a serviços essenciais, como alimentação, saúde e educação; e uma das condicionalidades do Programa para que a família receba é que mantenha seus filhos na escola O currículo é a expressão da função social da instituição escolar, e isso tem suas consequências para o comportamento dos alunos. Partindo do fato de que em nossa sociedade existem diferenças culturais e desiguais oportunidades ligadas a desigualdades socioeconômicas e de classes, a definição do currículo escolar comum mínimo - ou de qualquer outra cultura normatizadora - não é uma decisão inocente e neutra para as diferentes coletividades sociais, cujas experiências culturais, escolares e suas expectativas de futuro conectam desigualmente com essa cultura comum e com o que fique fora dela. Numa sociedade heterogênea e com desiguais oportunidades de acesso à cultura, o currículo comum obrigatório tem que ser enfocado desde uma perspectiva social. A relação entre conhecimento e prática condiciona os limites de autonomia de quem a governa e planeja. Por isso dissemos que o currículo é um importante instrumento que a escola torna possível para atender ao público que chega até ela. As aprendizagens que os alunos realizam em ambientes escolares não acontecem no vazio, mas estão institucionalmente condicionadas pelas funções que a escola, como instituição, deve cumprir com os indivíduos que as frequentam. Isso tem uma série de consequências importantes, e a mais decisiva de se ressaltar é a qualidade da educação oferecida aos diversos alunos que chegam à escola. Este artigo apresenta a relação da pobreza com o currículo escolar apresentado nas instituições de ensino e como o Programa Bolsa Família tem impacto sobre esses alunos que chegam até elas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.title | A luta contra a pobreza : os desafios do currículo escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |