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dc.contributor.authorAntunes, Joceli Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherMaziero, Stela Maris Brittopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T14:57:47Z
dc.date.available2021-06-08T14:57:47Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53701
dc.descriptionOrientadora : Profª. Ms Stela Maris Britto Mazieropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A educação especial/inclusiva é historicamente marcada pelo descaso de ações governamentais, sendo tratadas com pouca prioridade. Embora seja reconhecida como direito social há muito que se atingir para alcançar esse fim, buscando espaço na sociedade e adquirindo identidade própria. Nesse sentido este artigo tem como temática a inclusão como direito de todos e dever do estado, tomando como referência o estudo de duas escolas do Município de Guarapuava com resultados de aprendizagem de crianças que frequentam a sala de recursos multifuncional. Trata se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados de duas escolas que realizam atendimentos com alunos inclusos e utilização de entrevistas semiestruturadas com funcionários das escolas. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com o histórico do tratamento das pessoas com deficiência até os dias atuais, com o objetivo de entender como o processo de inclusão se solidifica na sociedade. Além disso, a Revisão de Literatura descreve e diferencia processos de integração e inclusão de modo a situar as especificidades de cada um desses processos. Em seguida a descrição das escolas e dos envolvidos na pesquisa, para enfim, refletir sobre os aspectos e as dificuldades da concretização de uma escola especial/inclusiva de qualidade em todos os espaços, sejam eles: social, cultural e econômico na esfera municipal. As considerações finais apontam para a importância da Inclusão e a necessidade da união de família, escola e Estado para que a inclusão efetivamente aconteça, uma vez que a realidade detectada nesse estudo, pela observação das escolas analisadas é de que a integração da criança com deficiência é que vem ocorrendo, sendo a mesma colocada e integrada nas escolas sem o devido e necessário acompanhamento.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleAnálise do processo de inclusão em escolas do município de Guarapuavapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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