Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRanieri, Ilma Pedreirapt_BR
dc.contributor.otherGrochoska, Marcia Andreiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-08T12:45:12Z
dc.date.available2021-07-08T12:45:12Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53692
dc.descriptionOrientadora : Prof. (a). Dr (a). Márcia Andreia Grochoskapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo, aqui apresentado, é uma breve reflexão sobre como a escola, por meio de práticas diferenciadas, pode, em um contexto de pobreza, propor a superação das desigualdades sociais. Apresenta-se, assim, um relato das experiências vivenciadas em uma escola de Uraí/Paraná, que, perante um contexto de pobreza, buscou desenvolver práticas diferentes, por meio de oficinas oferecidas com o suporte do Programa Mais Educação. Optou-se por um estudo de caso, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões fechadas e abertas, aplicado aos professores e funcionários da escola, em busca de levantar a percepção dos mesmos sobre a trajetória das práticas diferenciadas realizadas, ao longo do tempo, na escola. Os trabalhos das oficinas desenvolvidas, de banda e capoeira, extrapolaram os limites da escola, pois possibilitou apresentações em alguns eventos na cidade, o que promoveu o nome da escola e acabou por transformar, positivamente, sua inserção na comunidade, além de elevar a autoestima de alunos e funcionários, promover desenvolvimento integral dos educandos e favorecer o estreitamento de relações interpessoais. Conforme a percepção dos pesquisados, as atividades realizadas melhoraram as relações sociais extraclasse e abriram uma nova perspectiva de superação das desigualdades sociais.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (25 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleSuperação das desigualdades sociais num contexto de pobreza por meio do Programa Mais Educação : o relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples