Os impactos da pobreza na educação das crianças em alfabetização de uma escola municipal de Paranaguá
Date
2016Author
Matozo, Gleicykelly da Silva de Santana
Metadata
Show full item recordSubject
AprendizagemPobreza
Ensino fundamental
Alfabetização
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Randolfo Arzua, no município de Paranaguá-Paraná, relacionando-as a pobreza e visando traçar estratégias que permitam melhorar a alfabetização desses alunos, contribuindo para suas atuações enquanto sujeitos na sociedade. Embora, o tema seja a muito tempo estudado, a dificuldade de aprendizagem é um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores tanto interiores, quanto exteriores da vida da criança. De modo que esta pesquisa pretendeu identificar algumas dessas dificuldades que se colocam no ambiente escolar e que portanto, podem ser aprimoradas. Para compor a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada uma revisão bibliográfica baseada nas concepções de autores da área da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e pobreza dentre estes destaca-se :Oliveira (1993), Vygotsky (1998, 2001, 2007) e Rocha (1996, 2003, 2005 e 2006), relacionando seus estudos aos dados coletados em campo por meio do Projeto Político Pedagógico da escola e as vivências e observações realizadas pela pesquisadora participante enquanto pedagoga da escola e também mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa evidenciou-se os problemas que intensificam as dificuldades de aprendizagem, a exemplo, a ausência dos pais ativamente na vida escolar das crianças, no tocante ao retorno das atividades direcionadas para casa, a falta de leitura dos bilhetes, assim como, o descaso para com as frequências dos alunos na escola. Além disso, a responsabilização do aluno como culpado pelo fracasso escolar, denota uma postura imutável de alguns professores que desconhecem as causas que perpassam a vida e a escolarização do aluno.