• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os impactos da pobreza na educação das crianças em alfabetização de uma escola municipal de Paranaguá

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - GLEICYKELLY DA SILVA DE SANTANA MATOZO.pdf (317.6Kb)
    Date
    2016
    Author
    Matozo, Gleicykelly da Silva de Santana
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Aprendizagem
    Pobreza
    Ensino fundamental
    Alfabetização
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O artigo tem como objetivo analisar as dificuldades na aprendizagem dos alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Randolfo Arzua, no município de Paranaguá-Paraná, relacionando-as a pobreza e visando traçar estratégias que permitam melhorar a alfabetização desses alunos, contribuindo para suas atuações enquanto sujeitos na sociedade. Embora, o tema seja a muito tempo estudado, a dificuldade de aprendizagem é um problema bastante debatido e preocupante, suas causas podem estar relacionadas a fatores tanto interiores, quanto exteriores da vida da criança. De modo que esta pesquisa pretendeu identificar algumas dessas dificuldades que se colocam no ambiente escolar e que portanto, podem ser aprimoradas. Para compor a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada uma revisão bibliográfica baseada nas concepções de autores da área da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e pobreza dentre estes destaca-se :Oliveira (1993), Vygotsky (1998, 2001, 2007) e Rocha (1996, 2003, 2005 e 2006), relacionando seus estudos aos dados coletados em campo por meio do Projeto Político Pedagógico da escola e as vivências e observações realizadas pela pesquisadora participante enquanto pedagoga da escola e também mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Através da pesquisa evidenciou-se os problemas que intensificam as dificuldades de aprendizagem, a exemplo, a ausência dos pais ativamente na vida escolar das crianças, no tocante ao retorno das atividades direcionadas para casa, a falta de leitura dos bilhetes, assim como, o descaso para com as frequências dos alunos na escola. Além disso, a responsabilização do aluno como culpado pelo fracasso escolar, denota uma postura imutável de alguns professores que desconhecem as causas que perpassam a vida e a escolarização do aluno.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53685
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV