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    A importância da educação em tempo integral para o rendimento escolar dos alunos pertencentes ao Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio - PR

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    R - E - ELIZANGELA GOBETTI.pdf (247.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Gobetti, Elizangela
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O presente artigo investiga a importância da educação em tempo integral para os alunos que pertencem ao Programa Bolsa Família, no município de Cornélio Procópio-PR. Esta modalidade de ensino é assegurada por um currículo constituído pela Base Nacional Comum, complementado pela parte diversificada conforme expresso na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 em seu artigo 26, onde expressa que as atividades curriculares possibilitarão a articulação dos conhecimentos escolares assegurando a contextualização dos mesmos e promovendo uma aprendizagem significativa, que garanta a formação do aluno em sua integralidade, considerando suas múltiplas dimensões e necessidades educativas. O objetivo da educação em tempo integral é proporcionar ao aluno maior tempo de permanência na escola, pois a jornada de estudos é de no mínimo 08 (oito) horas diárias, sendo ofertadas atividades diferenciadas, que transcendem a sala de aula, por profissionais qualificados, aumentando o rendimento escolar e reduzindo a exposição destes a riscos sociais. No ano de 2008 iniciou, como projeto especial, o atendimento em tempo integral no município de Cornélio Procópio, já com a indicação de que o Ensino Fundamental fosse ministrado progressivamente em tempo integral, ampliando a jornada escolar e a organização curricular com a oferta de atividades complementares no período vespertino. Em 2011 foi sancionada e promulgada a Lei nº 726/11 que instituiu na Rede Municipal de Ensino do Município de Cornélio Procópio - Paraná a "Escola em Tempo Integral" nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em 15 (quinze) escolas municipais, sendo 09 (nove) que ofertam a educação integral e 06 (seis) que não possuem esta oferta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário com o intuito de observar se realmente há uma importância significativa da educação integral para o rendimento escolar, nutrição e convívio social dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Cornélio Procópio/PR. Através desta pesquisa foi possível perceber que as escolas em tempo integral propiciam um ambiente favorável à aprendizagem, devido o maior tempo de permanência do aluno no âmbito escolar e o acesso a alimentação adequada, além das atividades de reforço escolar, tarefa orientada, atividades práticas e recreação. Foi possível perceber que entre todas as escolas municipais, somente unidades que ofertam educação integral conseguiram atingir a meta de rendimento estipulada pelo governo federal.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53669
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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