• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação, pobreza e desigualdade social
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Pobreza e educação : uma abordagem teórica sobre sua relação

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ARIELI SANTOS CORDEIRO GIACOMET.pdf (250.7Kb)
    Date
    2016
    Author
    Giacomet, Ariéli Santos Cordeiro
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Educação
    Pobreza
    Exclusão social
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre educação e pobreza. Para essa reflexão foi realizado levantamento bibliográfico de obras e autores que trabalham com essa temática como Saviani (2003), Freire (2007), Rocha (2006) entre outros. Busca-se trazer à tona uma discussão teórica sobre o que é a pobreza, seu significado polissêmico e suas múltiplas facetas que apontam para variadas dimensões, bem como o papel da escola enquanto espaço no qual a educação e a pobreza se relacionam de forma direta. O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre a relação pobreza e educação e o papel da escola nesse processo. A pesquisa questiona: Qual a relação entre a pobreza e a educação? Qual o papel da escola nesse processo? A escola constitui-se como espaço de direito de escolarização de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não. O papel da escola é essencial na sociedade, seu compromisso vai além do ensinar. A escola exerce forte presença na formação do caráter, valores e princípios morais, exerce também o papel de acolher, tarefa difícil, mas essencial. A escola e seus educadores precisam diferenciar o incluir do excluir, ensinar a dialogar, ouvir, discutir, levantar problemáticas, entender de seus direitos e deveres, para que assim ela possa tratar de forma significativa a relação entre pobreza e educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53642
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV