Pobreza e educação : uma abordagem teórica sobre sua relação
Date
2016Author
Giacomet, Ariéli Santos Cordeiro
Metadata
Show full item recordSubject
EducaçãoPobreza
Exclusão social
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre educação e pobreza. Para essa reflexão foi realizado levantamento bibliográfico de obras e autores que trabalham com essa temática como Saviani (2003), Freire (2007), Rocha (2006) entre outros. Busca-se trazer à tona uma discussão teórica sobre o que é a pobreza, seu significado polissêmico e suas múltiplas facetas que apontam para variadas dimensões, bem como o papel da escola enquanto espaço no qual a educação e a pobreza se relacionam de forma direta. O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre a relação pobreza e educação e o papel da escola nesse processo. A pesquisa questiona: Qual a relação entre a pobreza e a educação? Qual o papel da escola nesse processo? A escola constitui-se como espaço de direito de escolarização de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não. O papel da escola é essencial na sociedade, seu compromisso vai além do ensinar. A escola exerce forte presença na formação do caráter, valores e princípios morais, exerce também o papel de acolher, tarefa difícil, mas essencial. A escola e seus educadores precisam diferenciar o incluir do excluir, ensinar a dialogar, ouvir, discutir, levantar problemáticas, entender de seus direitos e deveres, para que assim ela possa tratar de forma significativa a relação entre pobreza e educação.