dc.contributor.author | Giacomet, Ariéli Santos Cordeiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Juliana Pereira Franco de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T14:09:44Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T14:09:44Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53642 | |
dc.description | Orientadora : Prof (a). Ms (a). Juliana Pereira Franco de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre educação e pobreza. Para essa reflexão foi realizado levantamento bibliográfico de obras e autores que trabalham com essa temática como Saviani (2003), Freire (2007), Rocha (2006) entre outros. Busca-se trazer à tona uma discussão teórica sobre o que é a pobreza, seu significado polissêmico e suas múltiplas facetas que apontam para variadas dimensões, bem como o papel da escola enquanto espaço no qual a educação e a pobreza se relacionam de forma direta. O objetivo desse artigo é realizar uma reflexão sobre a relação pobreza e educação e o papel da escola nesse processo. A pesquisa questiona: Qual a relação entre a pobreza e a educação? Qual o papel da escola nesse processo? A escola constitui-se como espaço de direito de escolarização de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não. O papel da escola é essencial na sociedade, seu compromisso vai além do ensinar. A escola exerce forte presença na formação do caráter, valores e princípios morais, exerce também o papel de acolher, tarefa difícil, mas essencial. A escola e seus educadores precisam diferenciar o incluir do excluir, ensinar a dialogar, ouvir, discutir, levantar problemáticas, entender de seus direitos e deveres, para que assim ela possa tratar de forma significativa a relação entre pobreza e educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (11 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | Pobreza e educação : uma abordagem teórica sobre sua relação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |