dc.contributor.advisor | Gobbi, Eduardo Felga | pt_BR |
dc.contributor.author | Luz, Cristhyano Cavali da | pt_BR |
dc.contributor.other | Nascimento Neto, Durval | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T21:29:45Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T21:29:45Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52985 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Eduado Felga Gobbi | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Prof. MSc. Durval Nascimento Neto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Objeto da Portaria nº 288/2013, o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis (PROFAS) visa a regularização ambiental das rodovias federais pavimentadas sem licença ambiental e, para tanto, concilia as atividades de manutenção, melhoramento e ampliação da capacidade rodoviária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com as atividades de regularização ambiental acordadas com o Ibama. Para tanto, o DNIT firmou com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) um Termo de Execução Descentralizada com o objetivo de estabelecer um Projeto Piloto para a regularização ambiental de, aproximadamente, 2.300 km da rodovia federal BR-116, nos segmentos não concessionados pelo Governo Federal. Portanto, o presente trabalho buscou validar uma metodologia para a supervisão ambiental das obras autorizadas pela referida Portaria, tendo como estudo de caso as obras e atividades que foram executadas em 561,1 km no estado do Ceará. Buscou-se adquirir um banco de dados com informações referentes às obras PROFAS em execução, por meio de inspeções in loco por um período de um trimestre. A metodologia mensura, em quatro níveis distintos, o atendimento (ou não) das condicionantes de cada Programa Ambiental inspecionado. Com as avaliações semanais e o preenchimento das respectivas Fichas de Monitoramento obteve-se um histórico das atividades realizadas pelas construtoras, que pode auxiliar o empreendedor a monitorar, inclusive, a qualidade das atividades realizadas. Assim, pode-se avaliar se a mesma é adequada e eficaz na evolução dos preceitos de gestão e sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Gestão ambiental. Sustentabilidade. Regularização. Legislação. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Licenças ambientais | pt_BR |
dc.title | Validação de metodologia de supervisão ambiental para regularização ambiental de rodovias federais pavimentadas e sem licença ambiental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |