Bullying na escola : identificar para combater
Resumo
Resumo : Este trabalho teve como objetivo identificar a ocorrência de bullying e as questões relacionadas à prática pedagógica em torno dele. Para tanto, foi aplicado um questionário em um colégio da rede pública estadual do Paraná, com o objetivo de verificar a percepção, a prática pedagógica e formas de intervenção da escola em relação ao bullying. Foi analisado o conhecimento que os (as) professores (as) pesquisados (as) têm sobre o bullying, se percebem-no na escola onde atuam, se já sofreram com esta prática, se observam alterações no comportamento dos (as) estudantes e como atuam em seu trabalho sobre o tema. Também, analisou-se o papel e postura de todo o corpo escolar, no sentido de uma preparação pedagógica prática, eficiente e intervencionista para se evitar casos de bullying. Constatou-se que o mesmo está presente no cotidiano escolar, sendo necessário repensar o trabalho pedagógico da escola com uma atuação mais eficiente de todo o corpo docente, pedagógico e diretivo para prevenir essa prática, que pode trazer danos psicológicos, sociais e pedagógicos.