dc.contributor.author | Bravo, Ilaudirce Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Azevedo, Fabiana Gomes de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T22:35:01Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T22:35:01Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51911 | |
dc.description | Orientadora : Fabiana Gomes de Azevedo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo é resultado de pesquisa realizada com a finalidade de analisar a ocorrência de bullying no Ensino Fundamental I e quais as principais atitudes dos alunos e analisar as atitudes dos professores e da direção da escola em relação ao bullying. Para tanto foi aplicado um questionário para os alunos para conhecimento das ocorrências, frequências e quais seriam as melhores formas de se combater esse fenômeno e como este interfere no processo ensino aprendizagem. O estudo demonstra que os alunos não são unânimes com relação às atitudes diante dos fatos ocorridos, mas quando conseguem procurar ajuda com os colegas e principalmente com o professor e direção/coordenação da escola são prontamente atendidos e seus problemas com o bullying são amenizados e/ou extintos. Também se constatou a necessidade de se habilitar o professor para atuar ao verificar casos considerados como prática do bullying, uma vez que a pesquisa demonstrou que para os alunos buscam nele auxilio para solucionar o problema. | pt_BR |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.title | Bullying no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |