dc.contributor.author | Sansonowicz, Onice | pt_BR |
dc.contributor.other | Covolan, Nadia Terezinha, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-09T20:54:26Z | |
dc.date.available | 2021-07-09T20:54:26Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51872 | |
dc.description | Orientadora : Nádia T. Covolan | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Através de uma colaboração do Programa de Iniciação à Docência da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a Escola de Ensino Médio Professor Henrique da Silva Fontes em Itajaí-SC, foi desenvolvida uma intervenção na disciplina de História do Ensino Médio, identificando a influência do discurso heteronormativo em diferentes campos sociais: científico e da saúde, religioso e filosófico. Dez turmas, totalizando aproximadamente duzentos e dez estudantes, entre dezesseis e dezoito anos participaram da proposta, supervisionados por três estudantes de pedagogia e por uma professora de história. Para a construção da atividade, foram realizadas quatro etapas: (1) seminários orientados com recursos audiovisuais, identificando elementos da heteronormatividade em situações cotidianas; (2) oficinas sobre produção social das assimetrias de gênero, violência e condições desiguais, criando ferramentas de análise do discurso junto aos estudantes; (3) construção de 48 painéis para sensibilização pública utilizados em (4) exposições itinerantes em outras escolas da rede pública e em órgãos públicos. A construção da experiência, das análises, dos painéis e das exposições possibilitaram uma compreensão abrangente sobre as influências da heteronormatividade e a igualdade de gênero nos diferentes meios sociais, atingindo as relações cotidianas. A abordagem do projeto também produziu debates importantes para a formação dos estudantes do ensino médio e dos supervisores envolvidos, reforçando uma relação de conhecimento horizontalizada, com os estudantes e supervisores como protagonistas do processo de ensino/aprendizagem e dos ambientes sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (14 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Homossexualismo | pt_BR |
dc.subject | Orientação sexual | pt_BR |
dc.subject | Comportamento sexual | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.title | Discussão de gênero, sim! Relato de experiência em uma escola pública de Itajaí - SC | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |