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dc.contributor.authorSansonowicz, Onicept_BR
dc.contributor.otherCovolan, Nadia Terezinha, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-09T20:54:26Z
dc.date.available2021-07-09T20:54:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51872
dc.descriptionOrientadora : Nádia T. Covolanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Através de uma colaboração do Programa de Iniciação à Docência da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a Escola de Ensino Médio Professor Henrique da Silva Fontes em Itajaí-SC, foi desenvolvida uma intervenção na disciplina de História do Ensino Médio, identificando a influência do discurso heteronormativo em diferentes campos sociais: científico e da saúde, religioso e filosófico. Dez turmas, totalizando aproximadamente duzentos e dez estudantes, entre dezesseis e dezoito anos participaram da proposta, supervisionados por três estudantes de pedagogia e por uma professora de história. Para a construção da atividade, foram realizadas quatro etapas: (1) seminários orientados com recursos audiovisuais, identificando elementos da heteronormatividade em situações cotidianas; (2) oficinas sobre produção social das assimetrias de gênero, violência e condições desiguais, criando ferramentas de análise do discurso junto aos estudantes; (3) construção de 48 painéis para sensibilização pública utilizados em (4) exposições itinerantes em outras escolas da rede pública e em órgãos públicos. A construção da experiência, das análises, dos painéis e das exposições possibilitaram uma compreensão abrangente sobre as influências da heteronormatividade e a igualdade de gênero nos diferentes meios sociais, atingindo as relações cotidianas. A abordagem do projeto também produziu debates importantes para a formação dos estudantes do ensino médio e dos supervisores envolvidos, reforçando uma relação de conhecimento horizontalizada, com os estudantes e supervisores como protagonistas do processo de ensino/aprendizagem e dos ambientes sociais.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (14 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectHomossexualismopt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectComportamento sexualpt_BR
dc.subjectHomossexualidade e educaçãopt_BR
dc.titleDiscussão de gênero, sim! Relato de experiência em uma escola pública de Itajaí - SCpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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