Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHellmann, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Maria de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T21:05:13Z
dc.date.available2021-10-18T21:05:13Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51870
dc.descriptionOrientador : Fernando Hellmannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escolapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Incluir a diversidade humana no contexto escolar exige muito mais que obedecer a legislação vigente. Demanda a criação de meios que atendam às necessidades das diferenças entre os seres humanos, acolhendo as suas necessidades específicas. Com isso, entendeu-se necessário trabalhar com estudantes de quarto ano primário de uma escola pública no sul do Brasil, no contexto da inclusão de três alunos especiais na turma. A valorização das diferenças deu-se através do uso das Tecnologias da Informática e a Internet. Esta intervenção teve como escopo a valorização das diferenças através da troca de experiências e a reciprocidade no trabalho escolar através da divisão do espaço tecnológico, na construção do pensamento e dos fazeres no processo de ensino-aprendizagem e a socialização das produções dos alunos da turma na web. Esse trabalho apresentou empecilhos que mais tarde se evidenciam como importantes informações, tais como a vulnerabilidade social muito presente em nosso cotidiano. Percebeu-se que, para alguns estudantes, a sala de Tecnologias na escola é o único meio de acessar os recursos tecnológicos e se conectar com o mundo virtual. No espaço virtual, o qual pode propagar preconceitos, pode ainda valorizar as diferenças.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (13 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAsperger, Síndrome dept_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.subjectEducaçao especial - Criançaspt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleA valorização das diferenças no espaço escolar e o uso de tecnologias de informática : um relato de experiênciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples