dc.contributor.author | Ribeiro, Elianes da Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Tiepolo, Elisiani Vitória, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Mélo, Tainá Ribas, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T23:42:07Z | |
dc.date.available | 2021-09-29T23:42:07Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51860 | |
dc.description | Orientadora : Elisiani Tiepolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A sociedade brasileira se caracteriza pela miscigenação. Porém, o negro é alvo de constantes atos de racismo e discriminação. Nesse contexto, optou-se em elaborar este artigo, cujo objetivo é caracterizar e analisar o desempenho dos professores dentro do espaço escolar por meio das demandas relatadas na pesquisa com estudantes. Para isso, considera-se o tema a partir dos conceitos de raça, etnia e diversidade cultural, buscando-se compreender de que forma os estudos sobre raça e etnia podem contribuir para minimizar o preconceito racial e a discriminação dos negros. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo através da técnica de aplicação de questionários, respondidos por noventa e um alunxs do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, apontando questões sobre raça, etnia, racismo, ensino da história e cultura afrodescendente no contexto da sala de aula. Abordam-se também a legislação que ampara o respeito aos direitos étnicos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Raças - Discursos | pt_BR |
dc.subject | Discriminaçao racial na educaçao | pt_BR |
dc.title | Percepção dos estudantes sobre as práticas de ação docente para a superação de atitudes racistas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |