No labirinto da educação infantil : as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar as falas de educadoras sobre gênero e sexualidade na Educação infantil. Essa pesquisa feita através de levantamento bibliográfico busca verificar o trabalho que as educadoras de educação infantil realizam mediante a temática gênero e sexualidade na infância visto pelos autores como instrumento de grande importância na vida do ser humano, desde o seu primeiro ano de vida. É nesta fase (zero a cinco anos) que a criança desperta o interesse pela sexualidade, é a fase da descoberta de seu corpo e do sexo e as educadoras que atuam nesta etapa da educação infantil, se deparam com situações constrangedoras refletidas por crianças que apresentam a sexualidade aflorada, com o desejo de conhecer o próprio corpo. Diante de tais circunstâncias as educadoras penetram num labirinto de enunciados, com emaranhados de difícil desenrolar, neste sentido, caminhos investigativos foram percorridos para problematizar as falas de educadoras sobre o gênero e a sexualidade na educação infantil