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dc.contributor.authorScholz, René Gomespt_BR
dc.contributor.otherCosta, Rosa Maria Dallapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T17:11:03Z
dc.date.available2020-07-08T17:11:03Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51824
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 120-126pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo aqui apresentado tem como foco uma Rádio Escola que foi instalada no Centro de Socioeducação São Francisco, instituição do governo paranaense destinada à ressocialização de adolescentes autores de ato infracional em cumprimento de medidas socioeducativas de privação de liberdade. O Projeto "Rádio Escola São Francisco" envolveu professores, alunos, educadores sociais e dirigentes numa ação educativa baseada na Educomunicação. Ela teve início em 2008 e se estendeu, com a participação dos professores, até 2015. A pesquisa realizada focalizou o período compreendido entre 2010 e 2013, etapa que abrange o início de funcionamento efetivo até a obtenção de resultados expressivos que culminaram numa premiação em nível nacional e a participação num evento de alcance mundial. Em 2012 foi um dos projetos finalistas do concurso Arte na Escola. Em 2013, ao participar do 3º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil e revista Fórum, foi um dos projetos escolhidos para representar o Brasil no Fórum Social Mundial, em Túnis, na Tunísia. O método de pesquisa escolhido foi o Estudo de Caso e se fundamentou na análise dos documentos produzidos pela equipe da emissora e denominados "Diário da Rádio" e "Relatórios trimestrais". Estes registros foram feitos visando a comunicação com as instâncias superiores, informando o desenvolvimento do projeto, bem como prover elementos que possibilitassem estudos acadêmicos tal com o aqui relatado. Como embasamento teórico metodológico se utilizou a Análise de Conteúdo de Bardin, bem como os conceitos educomunicacionais de Ismar de Oliveira e Mário Kaplún, as noções Socioeducativas de Makarenko, Freinet, Freire e Antonio Carlos Gomes da Costa. Os resultados apontam a confirmação da tese inicial de que os integrantes do projeto conseguiram realizar um trabalho cujas características permitem denomina-lo de educomunicativo ao envolver toda a comunidade interna da instituição onde se desenvolveu, criando assim um ecossistema comunicativo. A iniciativa da instalação desta emissora resultou da luta dos adolescentes privados de liberdade por avanços na implantação das medidas preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela teve como fonte de inspiração uma rádio escola instalada no Cense de Foz do Iguaçu, iniciativa de um educador social. A ideia foi encampada pelos dirigentes governamentais e assim disseminada pelas demais instituições similares do estado do Paraná. Este modo de implantação desencadeou um processo no qual os trabalhadores da socioeducação precisaram se desdobrar para desenvolver o trabalho educomunicativo tendo em vista que o projeto inicial não previa de que forma essas participações se dariam. Por outro lado, o caráter experimental lhe imprimiu características próprias e dignas do registro aqui realizado. Palavras-chave: Socioeducação. Educomunicação. Rádio Escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study presented here focuses on a School Radio that was installed in the Sao Francisco Socioeducation Center, an institution of the government of Paraná aimed at the ressocialization of adolescents who are authors of an infraction in com-pliance with socio-educational measures of deprivation of liberty. The "São Francisco School Radio" Project involved teachers, students, social educators and leaders in an educational action based on Educommunication. It began in 2008 and has been extended, with the participation of teachers, by 2015. The research focused on the period between 2010 and 2013, from the beginning of effective operation to obtaining significant results that culminated in a national award and participation in a world-wide event. In 2012, it was one of the final projects of the Art in School competition. In 2013, participating in the 3rd Learning and Teaching Social Technologies Contest promoted by the Banco do Brasil Foundation and Fo-rum magazine, was one of the projects chosen to represent Brazil at the World Social Forum in Tunis, Tunisia. The research method chosen was the Case Study and was based on the analysis of the documents produced by the radio station staff and called "Radio Diary" and "Quarterly Reports". These records were made in order to communicate with the hi-gher levels, informing the development of the project, as well as providing elements that would enable academic studies as described here. As a theoretical and metho-dological basis, the Bardin Content Analysis was used, as well as the educational concepts of Ismar de Oliveira and Mário Kaplún, the Socio-educational concepts of Makarenko, Freinet, Freire and Antonio Carlos Gomes da Costa. The results point to the confirmation of the initial thesis that the members of the project were able to carry out a work whose characteristics allow to denominate it of educomunicativo by invol-ving all the internal community of the institution where it was developed, thus creating a communicative ecosystem. The initiative of the installation of this station resulted from the struggle of the adolescents deprived of freedom for advances in the imple-mentation of the measures recommended by the Statute of the Child and the Adoles-cent. She had as inspiration source a radio school installed in Cense de Foz do Igua-çu, initiative of a social educator. The idea was taken over by government leaders and disseminated by other similar institutions in the state of Paraná. This mode of implementation triggered a process in which the workers of the socioeducation nee-ded to unfold to develop the educomunicative work since the initial project did not predict in what form these participations would take place. On the other hand, the experimental character gave it its own characteristics and worthy of the record made here.pt_BR
dc.format.extent167 f. : il. algumas color., gráfs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectRadio na educaçãopt_BR
dc.titleEducomunicação & socioeducação : a implantação e desenvolvimento da rádio escola São Franciscopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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