Gênero e diversidade sexual : com a palavra, professoras de Carambeí - PR
Resumo
Resumo : Este trabalho busca investigar a concepção dada aos termos gênero e diversidade sexual por professoras de duas escolas públicas da cidade de Carambeí- PR. Para tanto, a metodologia da pesquisa é qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986). O método de pesquisa utilizado foi um questionário entregue ora por intermédio da diretora ora pessoalmente aos entrevistados e recolhido posteriormente. Nesse sentido, trato de gênero e diversidade pelo olhar de Butler (2003), Louro (2012), entre outras teóricas. Aponto também questões sobre a laicidade em nosso país (RIOS,2015) e sua relação com a temática gênero e diversidade, sem perder de vista o espaço escolar e a pertinência em dialogar com professoras, a fim de perceber que conceitos pairam no âmbito escolar. Por fim, reitero a importância de professoras se manterem em formação continuada, sobretudo, no que diz respeito à temas como gênero e diversidade sexual, tão necessários e urgentes aos dias atuais.