• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Trans-crição" para a visibilidade : história oral de experiências escolares de uma travesti

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CLARA HANKE ERCOLES.pdf (345.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Ercoles, Clara Hanke
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo investigar a relação da mulher transgênera e suas vivências escolares. Discute o conceito de gênero, entendendo enquanto construção social, traz as teorias de norma de gênero e heteronormatividade, estabelece paralelos e diferenças entre transexualidade e travestilidade e contextualiza o espaço escolar pra pessoas trans, relacionando à evasão. Articula a teoria com a história oral de uma travesti, que concluiu a educação básica e atualmente ocupa a universidade, onde também participa de um projeto como professora de ensino fundamental. Sua história foi analisada através da categoria escola e compreendeu-se que ela não só colabora para evasão de alunos e alunas, como, muitas vezes expulsas essas pessoas de seu meio, através de invisibilidades, omissões e um ambiente hostil
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51795
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV