• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Gênero e diversidade na escola
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Livros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - E - AGUINALDO SALTON.pdf (381.4Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Salton, Aguinaldo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal investigar se um livro didático de Biologia do Ensino Médio-1º série, escolhido para esta pesquisa, contempla a temática do corpo, gênero e da sexualidade, na perspectiva biológica e também histórica e sociocultural, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde. Também busca investigar se as representações (imagens) inscritas no livro didático de Biologia sobre corpo, gênero e sexualidade, reforçam preconceitos. A presente investigação foi realizada no livro didático de Biologia da autora Vivian L. Mendonça, aprovado pelo MEC, para ser utilizado no período 2015 a 2017, e também recomendado pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD, para o Ensino Médio 1º série. O tema do corpo, gênero e sexualidade na perspectiva social e cultural não é mostrado claramente no livro pesquisado, onde o foco é dado em anatomia, fisiologia e prevenção de doenças. Após a pesquisa é possível dizer que somente a dimensão biológica do corpo é privilegiada e que as discussões contemporâneas ainda não fazem parte desse livro didático. Entendemos a temática sobre corpo, gênero e sexualidade no livro didático de Biologia ainda é um desafio, não estamos negando a importância dos saberes biológicos concernentes a disciplina, no entanto, entende-se a necessidade de abordar esse tema pelo prisma histórico e sociocultural. Nesse sentido, é imprescindível o investimento na formação inicial e continuada dos docentes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51785
    Collections
    • Gênero e diversidade na escola [164]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail