Livros didáticos de biologia : corpo, gênero e sexualidade
Resumo
Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal investigar se um livro didático de Biologia do Ensino Médio-1º série, escolhido para esta pesquisa, contempla a temática do corpo, gênero e da sexualidade, na perspectiva biológica e também histórica e sociocultural, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde. Também busca investigar se as representações (imagens) inscritas no livro didático de Biologia sobre corpo, gênero e sexualidade, reforçam preconceitos. A presente investigação foi realizada no livro didático de Biologia da autora Vivian L. Mendonça, aprovado pelo MEC, para ser utilizado no período 2015 a 2017, e também recomendado pelo Programa Nacional do Livro Didático –PNLD, para o Ensino Médio 1º série. O tema do corpo, gênero e sexualidade na perspectiva social e cultural não é mostrado claramente no livro pesquisado, onde o foco é dado em anatomia, fisiologia e prevenção de doenças. Após a pesquisa é possível dizer que somente a dimensão biológica do corpo é privilegiada e que as discussões contemporâneas ainda não fazem parte desse livro didático. Entendemos a temática sobre corpo, gênero e sexualidade no livro didático de Biologia ainda é um desafio, não estamos negando a importância dos saberes biológicos concernentes a disciplina, no entanto, entende-se a necessidade de abordar esse tema pelo prisma histórico e sociocultural. Nesse sentido, é imprescindível o investimento na formação inicial e continuada dos docentes.