• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SONIA MARIA SOUSA GUIMARAES.pdf (502.4Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Guimarães, Sônia Maria Sousa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado na infância. Desta forma, divide em física e prática. As características da educação física são o cuidado com corpo, a disciplina e a heteronomia. Já o desenvolvimento da moral e a autonomia, são característica da educação prática ou educação moral. Kant compreende que o processo educativo é aprimorado a cada geração elevando assim a humanidade e desta forma, não se deve educar com base na sociedade atual e sim, com base numa sociedade melhor. O plano educacional de Kant não é restrito a somente o desenvolvimento do indivíduo, porém cada indivíduo realiza em si o projeto da humanidade. A finalidade da educação em Kant é a felicidade, do indivíduo que a conquista com a formação do sujeito autônomo e da sociedade, com indivíduos éticos.
     
    Abstract: In this work monograph addresses the concept of education formulated by the philosopher Immanuel Kant, based on the work Lectures on Pedagogy. Kant considers education as a process, which should begin in childhood. Thus, physical and divided into practice. The characteristics of the physical education are careful with the body, discipline and heteronomy. Already moral development and autonomy, are characteristic of moral or practical education. Kant understands that the educational process is enhanced with each generation thus elevating humanity and thus should not educate based on current society, but based on a better society. The educational plan of Kant is not restricted to only the development of the individual, but each individual carries within itself the project of humanity, because man is the only animal that needs to be educated. The purpose of education is happiness in Kant, the individual that achievement with the formation of the autonomous subject and society with ethical individuals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51187
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV