O conceito de educação em Kant baseado na obra sobre a Pedagogia
Resumo
Resumo: Na presente obra monográfica, aborda-se o conceito de educação formulada pelo filósofo Immanuel Kant, tendo como base a obra Sobre a Pedagogia. Kant considera educação como um processo, no qual deve ser iniciado na infância. Desta forma, divide em física e prática. As características da educação física são o cuidado com corpo, a disciplina e a heteronomia. Já o desenvolvimento da moral e a autonomia, são característica da educação prática ou educação moral. Kant compreende que o processo educativo é aprimorado a cada geração elevando assim a humanidade e desta forma, não se deve educar com base na sociedade atual e sim, com base numa sociedade melhor. O plano educacional de Kant não é restrito a somente o desenvolvimento do indivíduo, porém cada indivíduo realiza em si o projeto da humanidade. A finalidade da educação em Kant é a felicidade, do indivíduo que a conquista com a formação do sujeito autônomo e da sociedade, com indivíduos éticos. Abstract: In this work monograph addresses the concept of education formulated by the philosopher Immanuel Kant, based on the work Lectures on Pedagogy. Kant considers education as a process, which should begin in childhood. Thus, physical and divided into practice. The characteristics of the physical education are careful with the body, discipline and heteronomy. Already moral development and autonomy, are characteristic of moral or practical education. Kant understands that the educational process is enhanced with each generation thus elevating humanity and thus should not educate based on current society, but based on a better society. The educational plan of Kant is not restricted to only the development of the individual, but each individual carries within itself the project of humanity, because man is the only animal that needs to be educated. The purpose of education is happiness in Kant, the individual that achievement with the formation of the autonomous subject and society with ethical individuals.