dc.contributor.author | Fagundes, Rosemeri Cruz | pt_BR |
dc.contributor.other | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Boneti, Marcia Regina Nogochale, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distância | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T14:10:09Z | |
dc.date.available | 2021-05-12T14:10:09Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51155 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Brito. | pt_BR |
dc.description | CoOrientadora : Profª. Especialista Marcia Regina Nogochale Boneti | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distância | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Em nossas escolas enfrentamos alguns problemas, entre eles a falta de professores de Física. É comum encontrarmos professores com formações distintas lecionando a matéria de Física, pois do contrário, corre-se o risco de os alunos serem prejudicados ficando sem professor. Porém, o mais proveitoso seria ter aula com professores formados e capacitados na área que atuam. Neste trabalho será feito um apanhado de dados e motivos referentes à falta destes professores. Em paralelo será estudada a Educação à Distância, EaD, mostrando seu histórico e aplicações. Serão analisados cinco textos de especialistas da área de educação discorrendo a respeito da falta de professores em geral, da falta de professores de Física, e da EaD na formação de professores. Com estas análises de textos, busca-se fundamentar argumentos que indiquem os motivos de tamanha carência de profissionais habilitados e atuantes, e que validem ou não o uso da Educação à Distância para formação de professores de Física. O trabalho será terminado com as considerações finais referentes aos estudos desenvolvidos nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: In our schools face some problems, including the lack of physics teachers. It is common to find teachers with different backgrounds teaching matter physics, because otherwise, one runs the risk of being harmed getting students without a teacher. However, the more profitable it would be to have classes with teachers trained and qualified in the area they serve. In this work we will do an overview of data and reasons related to shortage of teachers. In parallel we will study the Distance Education, Distance Learning, showing its history and applications. Five texts will be analyzed in specialized areas of education discoursing about the lack of teachers in general, the lack of physics teachers, and distance learning in teacher education. With these analyzes of texts, seeks to support arguments that indicate the reasons for such lack of skilled professionals and active, and to validate whether or not the use of distance education for teacher training in physics. The work will be completed with the final considerations regarding the studies developed in this research. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (31 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância - Estudo e ensino (Superior) | pt_BR |
dc.title | Possibilidades da formação de professores de física por meio da educação à distância | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |