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dc.contributor.authorMendes, Robertopt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T19:03:27Z
dc.date.available2021-04-14T19:03:27Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51151
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As pessoas vêm tentando melhorar sua formação profissional, porém poucas cidades tem a disposição cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Com a finalidade de formar recursos humanos de excelência (mestrado, doutorado e pósdoutorado) e o desenvolvimento de pesquisa em Engenharia e Ciência dos Materiais o programa de pós-graduação em engenharia e ciência dos materiais - PIPE - da Universidade Federal do Paraná, qualifica profissionais nas áreas de concentração do programa para atender a demanda regional e nacional. Para atender os objetivos do programa alguns docentes estruturaram um projeto que utiliza algumas ferramentas disponíveis da Educação a Distância, dessa forma conseguem abranger uma quantidade maior de alunos que moram em cidades distantes da sede do PIPE, em Curitiba-PR. Este trabalho mostra as iniciativas dos professores do PIPE, além de suas dificuldades enfrentadas para a implementação dessas ferramentas e possibilidades para a expansão dos cursos ofertados. A presente pesquisa foi desenvolvida com alunos do PIPE no qual foram realizadas investigações das ações realizadas até o momento e as possibilidades e desafios das atividades que se pretende realizar. Este é um estudo exploratório, de forma quantitativa e qualitativa. O questionário foi enviado para 21 alunos de doutorado e 60 alunos de mestrado, que corresponde aos alunos ingressantes a partir do segundo semestre de 2011, no qual se iniciaram as aulas transmitidas por videoconferência além da utilização do Moodle para auxiliar na distribuição do material das aulas e parte da avaliação. A maior parte dos alunos provem do curso de Física (30,3% dos participantes) em seguida tem-se os cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química (12,1%). O principal fator motivacional para realizar o curso foi a Atualização profissional e Necessidade de titulação. Em relação às expectativas, dificuldades e pontos positivos do processo de ensino aprendizagem utilizando ferramentas da EaD, a análise indica para uma possível eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as dificuldades apresentadas a mais destacada pelos alunos foi a dificuldade na interação com colegas/professores. Com este estudo fica evidente a necessidade da Universidade analisar a possibilidade de implantação desse método de ensino, visto sua eficiência perante a opinião dos alunos.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (29 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPos-graduação - Brasilpt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise da parceria entre educação presencial e EaD no curso de pós-graduação (stricto sensu) em Engenharia de Materiaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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