Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBially, Marizangela dos Santospt_BR
dc.contributor.otherCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T16:05:33Z
dc.date.available2020-01-10T16:05:33Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51135
dc.descriptionOrientadora : Ângela Maria Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A proposta desta pesquisa é analisar o documento "Ressignificar a ação educação educativa com as crianças pequenas" da Rede Municipal de Educação de Curitiba, na perspectiva de problematizar a lógica de organização, a orientação conceitual que levou a Secretaria Municipal a elaborar o documento e a sua recepção no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil, bem como as suas contribuições. O objetivo específico é analisar e compreender como isto se deu na prática direta do CMEI, como os profissionais receberam este documento e esta formação, como foi o movimento de reestruturar a rotina para que a unidade se adequasse as novas propostas. Perceber se na prática tal reestruturação vem sendo viável, se está acontecendo, seus pontos positivos e os que merecem atenção. A metodologia utilizada tem como base o estudo de campo com entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica, análise de dados e conclusões. Para realizar a análise dos dados, subdividi as entrevistas em oito categorias de análise, as mesmas referem-se: ao surgimento do texto, conhecimento do documento, participação na sua elaboração, desenvolvimento da proposta, tempo de espera pela criança, acompanhamento e avaliação, aspectos positivos e aspectos que merecem atenção. Este estudo trouxe algumas reflexões pertinentes em relação as ações construídas com significados que provém de uma descoberta interna de cada unidade, um olhar para si, este, partindo da própria equipe.pt_BR
dc.format.extent74 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA rotina na educação infantil : análise de uma experiência em cursopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples