A rotina na educação infantil : análise de uma experiência em curso
Resumo
Resumo : A proposta desta pesquisa é analisar o documento "Ressignificar a ação educação educativa com as crianças pequenas" da Rede Municipal de Educação de Curitiba, na perspectiva de problematizar a lógica de organização, a orientação conceitual que levou a Secretaria Municipal a elaborar o documento e a sua recepção no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil, bem como as suas contribuições. O objetivo específico é analisar e compreender como isto se deu na prática direta do CMEI, como os profissionais receberam este documento e esta formação, como foi o movimento de reestruturar a rotina para que a unidade se adequasse as novas propostas. Perceber se na prática tal reestruturação vem sendo viável, se está acontecendo, seus pontos positivos e os que merecem atenção. A metodologia utilizada tem como base o estudo de campo com entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica, análise de dados e conclusões. Para realizar a análise dos dados, subdividi as entrevistas em oito categorias de análise, as mesmas referem-se: ao surgimento do texto, conhecimento do documento, participação na sua elaboração, desenvolvimento da proposta, tempo de espera pela criança, acompanhamento e avaliação, aspectos positivos e aspectos que merecem atenção. Este estudo trouxe algumas reflexões pertinentes em relação as ações construídas com significados que provém de uma descoberta interna de cada unidade, um olhar para si, este, partindo da própria equipe.