Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMadureira, Maria Stael Bittencourt, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherBoneti, Marcia Regina Nogochale, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T18:15:52Z
dc.date.available2021-05-11T18:15:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51129
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profª. Esp. Marcia Regina Nogochale Bonetipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação a Distãnciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que emerge na lacuna que existe entre dois paradigmas que assolam a educação brasileira e preocupam os gestores da educação pública: o direito ao acesso e as condições efetivas ao acesso à educação. O ensino a distância surgiu num passado distante e tem se firmado ao longo dos séculos porque, talvez, consiga acompanhar de forma rápida as transformações da sociedade, principalmente as tecnológicas. No Brasil, o marco histórico do surgimento da educação à distância data de 1922 e, desde então, foram muitas as tentativas de implementar programas de EaD que realmente ampliassem o acesso à educação. Levando em conta este percurso, é possível afirmar que a educação à distância pode ser mais uma alternativa ao ensino, sobretudo ao ensino superior. Assim, na intenção de contribuir para a construção de um pensamento reflexivo diante da inserção cada vez maior da EaD dentro das instituições públicas de ensino superior, particularmente dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou-se um estudo focado no perfil dos estudantes que buscaram graduar-se através da Educação a Distância no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia EaD da UFPR, que efetivamente se formaram. Através da revisão de literatura apresentada e com base na pesquisa realizada procurou-se realizar algumas discussões acerca do perfil destes estudantes e, de forma complementar, sua visão quanto à qualidade do curso e à modalidade EaD. Quanto ao perfil, verificou-se que a maioria são mulheres com mais de 30 anos de idade, com formação acadêmica anterior em nível superior e com alguma experiência anterior em cursos na modalidade EaD. Quanto à visão destes estudantes sobre a modalidade de ensino, mais da metade dos pesquisados entende que a modalidade à distância é mais difícil que a presencial, pois acreditam que o estudante tem que construir seu processo de aprendizagem de forma mais independente do que na modalidade presencial, tendo em vista a ausência de encontros presenciais constantes com os professores das disciplinas. Diante destes resultados, percebe-se que este é um estudo relevante na obtenção de subsídios concretos aos gestores educacionais que pretendem manter e/ou expandir a oferta de cursos de graduação em Instituições Federais de Ensino Superior. Se há o desejo de qualificar a educação ofertada nas instituições públicas de ensino superior, inclusive com a adoção da modalidade EaD, é necessário debruçar-se sobre o desafio de conhecer mais sobre aquele que busca qualificar-se e/ou formar-se através da educação superior. Não obstante, é preciso conhecer quem são e o que pensam aqueles que buscam nestas instituições de ensino sua formação como educadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Distance Education (DE) is a type of education that emerges in the gap that exists between two paradigms that plague Brazilian education and care public education managers: the right to access and effective conditions of access to education. Distance learning has emerged in the distant past and has established itself over the centuries, perhaps because they can follow quickly the changes in society, especially the technological ones. In Brazil, the landmark of the distance education emergence dates from 1922 and, since then, there have been many attempts to implement DE programs that actually widen the access to education. Taking into account this route, it is clear that distance education can be one more alternative to education, especially the Higher Education. Thus, the intention of contributing to the construction of a reflexive thinking on the increasing inserting of distance learning within public institutions of Higher Education, particularly within the Federal University of Paraná (UFPR), it was conducted a study focused on the profile of students that effectively graduated through Distance Education in the Course of Full Degree in Pedagogy DE UFPR. Through the literature review presented and based on the survey, it was intended to introduce some discussions about the profile of these students and, in a complementary way, his view about the quality of the course and the distance education mode. As the profile, it was found that most are women over 30 years of age, with previous academic training at a higher level and with some previous experience in courses in distance education. Regarding the vision of these students about the type of education, more than half of respondents believe that the distance learning is more difficult than the presential one, because they believe the student has to build their learning process more independently than in classroom mode, considering the absence of constant face meetings with teachers of disciplines. Given these results, it is clear that this is an important study in obtaining concrete subsidy to educational managers intending to maintain and / or to expand the offer of undergraduate courses in Federal Institutions of Higher Education. If there is the willing to qualify the education offered in public institutions of Higher Education, including the adoption of distance education mode, it is necessary to look into the challenge of learning more about the one who seeks to qualify and / or to graduate by Higher Education. Nevertheless, we need to know who they are and what they think, those who seek these learning institutions to graduate as educators.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (38 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleO perfil do estudante egresso do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia EAD da UFPRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples