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    Elaboração de um curso de capacitação sobre úlceras por pressão nas unidades clínicas

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    R - E - MARIA DE FATIMA COSTA.pdf (250.9Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Costa, Maria de Fátima
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A ocorrência de úlcera por pressão (UP) nos pacientes atendidos nos serviços de saúde é um importante problema, que causa impacto tanto para os pacientes como suas famílias e para o próprio sistema de saúde com o prolongamento das internações, riscos de infecções e outros agravos evitáveis. O objetivo principal deste trabalho foi desenvolver uma proposta educacional sobre o tema Úlcera por Pressão (UP) para os profissionais da saúde, utilizandose da educação a distância com a finalidade de promover o aprendizado sobre o tema proposto. Para alcançar estes objetivos optou-se pela pesquisa bibliográfica como norteadora para o levantamento e compilação dos dados. Para isso foi levantado o histórico da Educação a Distancia , concepções e a legislação que a regulamenta baseado nos estudos de Barreto (2010), Hermida, (2006) Oliveira (2006), Saraiva (2006) e Vidal e Maia, (2010). Em seguida, baseado nos autores Dealey (2008), Silva, Figueiredo, Meireles (2007), Costa, (2003); Smetlzer; Bare, (2005), foi feita a compilação e organização das principais referências que discutem o conceito, acometimento e prevenção das Úlceras por Pressão nas unidades clínicas. O levantamento bibliográfico foi realizado tendo como pontos principais a definição, classificação, papel do enfermeiro na prevenção das UPs e a lei de exercicio profissional. Contempla alguns estudos desenvolvidos sobre prevalencia e incidencia das Úlceras por Pressão. Apresenta também dados sobre a epideomologia e algumas considerações sobre a escala de Bradem. A partir deste estudo como proposta de solução, propoêm-se um curso na modalidade a distância para auxiliares e técnicos de enfermagem. Espera-se que com a formação continuada acerca desta temática os funcionários possam utilizar deste estudo para a prevenção e avaliação das úlceras por pressão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51128
    Collections
    • Educação à distância [213]

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