A educação à distância e a formação inicial de professores
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a utilização da Educação a Distância para a formação inicial de professores. A principal base de informações é a pesquisa bibliográfica nas publicações científicas, principalmente as já vinculadas nas publicações onlines. Dentro do material pesquisado, quatro pontos ganharam evidência: a Educação à Distância perante suas especificidades epistemológicas, técnicas e pragmáticas, a Educação à Distância associada à precarização do processo educacional, a Educação à Distância enquanto foco de políticas públicas e crescimento da iniciativa privada e a relação direta entre a Educação à Distância e a formação inicial de licenciados do Brasil. A seleção das publicações utilizadas para compor o conjunto desta revisão bibliográfica ocorreu nos bancos de dados disponíveis na internet. Esta forma de seleção e acesso aos materiais bibliográficos se embasam no fato das principais publicações estarem já publicadas na rede internacional de computadores, exigindo a seleção dentre as publicações com embasamento científico das publicações sobre o tema que não possuem tal pré-requisito. Para o acesso, utilizou-se o buscador Google Acadêmico. Com esta pesquisa conclui-se que os desafios educacional brasileiros inserem-se em um cenário complexo, e que a inserção da Educação a Distância é motivada pelas grandes alterações tecnológicas vividas nas últimas décadas. A necessidade de ampliação na formação de professores para a Educação de nível Básico no Brasil tem nas propostas de Educação à Distância um aliado, pois a grande quantidade de docentes do Ensino Básico que encontram-se trabalhando em sala de aula e que não possuem a formação acadêmica hora exigida estão nos locais em que o ensino universitário presencial possui dificuldades em chegar. Os desafios da qualidade das propostas de cursos superiores em EaD é questão de primeira importância, pois na discussão da qualidade do ensino, embora não tenhamos pesquisas que apontem de forma convincente a superioridade de uma das modalidades sobre a outra (presencial e à distância), temos a necessidade de colocar para a Educação a Distância a necessidade de profundas e permanentes análises sobre a qualidade do ensino oferecido. Abstract: This research theme is the use of distance education for teacher training. The main base is the bibliographic information in scientific publications, especially those already linked publications online. Within the researched material, evidence gained four points: the Distance Education towards their specific epistemological, technical, pragmatic Distance Education precariousness associated with the educational process, the Distance Education as the focus of public policy and private sector growth and the relationship directly between the Distance Education and initial training of graduates in Brazil. The selection of the publications used to compose the whole of this literature review occurred in the databases available on the internet. This form of selection and access to bibliographic materials is in fact underlie the major publications are already published in international network of computers, requiring selection among publications with a scientific publications on the subject that have no such prerequisite. To access, we used the search engine Google Scholar. This research concludes that the Brazilian educational challenges fall into a complex scenario, and that the insertion of Distance Education is motivated by the great technological changes of recent decades. The need to expand the training of teachers for the Basic Education level in Brazil has proposed in Distance Education an ally, because the large amount of Basic Education teachers who are working in the classroom and do not have the training academic hours are required in places where the university classroom has difficulty reaching. The challenges of the quality of the proposed university courses in distance education is an issue of prime importance because the discussion of the quality of teaching, although no studies that show convincingly the superiority of one procedure over another (classroom and distance) we need to put distance education the need for profound and permanent analysis of the quality of education offered.
Collections
- Educação à distância [213]