dc.contributor.author | Luiz, Marinês Marques de Oliveira Braga | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Luciane Paiva Alves de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T14:35:34Z | |
dc.date.available | 2020-01-10T14:35:34Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51009 | |
dc.description | Orientadora : Luciane Paiva Alves de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O problema desta pesquisa se sintetiza na seguinte questão: Como os pais de alunos do pré de uma escola no município de Paranaguá compreendem o papel do jogo e da brincadeira na educação de seus filhos? Parte da hipótese de que, normalmente, os pais tendem a supervalorizar o trabalho que envolve atividades de escrita com o uso de folhas e/ou cadernos, em detrimento de outras possibilidades de aprendizado como aqueles que surgem na forma de jogos e brincadeiras. Nesse sentido, são objetivos: elaborar uma revisão de literatura abordando o tema; entrevistar os pais e/ou responsáveis a respeito do jogar e do brincar na educação infantil e analisar a concepção das pessoas entrevistas acerca do assunto. Para a revisão de literatura foram realizadas leituras dos seguintes autores: Antunes, Friedmann, Cardoso, entre outros. A partir daí espera-se construir os seguintes tópicos componentes da monografia: I - Metodologia; II – As relações entre o jogar e o brincar na infância e III - A percepção dos pais e/ou responsáveis sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Entre as obras estudadas, podemos ressaltar uma passagem relevante que nos ajuda a compreender o tema em questão, isto é "muitos pais e/ou responsáveis reconhecem o fato de que as crianças brincam, mas hesitam em compactuar que é essa maneira pela qual seus filhos aprendem" LIBERALI e LIBERALI (2011). Em relação à coleta de dados, inicialmente tentamos viabilizar a realização de entrevistas com os pais, mas isso se tornou inviável, uma vez que eles não colaboraram e se recusaram a participar, por sentirem-se constrangidos. Desse modo, optamos pela aplicação de um questionário, (anônimo). Essa estratégia colaborou para a participação de muitos pais e contamos com forte adesão. A partir dos dados obtidos realizamos a interpretação e análise dos dados. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Aspectos psicologicos | pt_BR |
dc.title | A percepção de pais e/ou responsáveis sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras na educação infantil em uma instituição de ensino do município de Paranaguá/PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |