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    A percepção de pais e/ou responsáveis sobre as contribuições dos jogos e das brincadeiras na educação infantil em uma instituição de ensino do município de Paranaguá/PR

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    R - E - MARINES MARQUES DE OLIVEIRA BRAGA LUIZ.pdf (1.147Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Luiz, Marinês Marques de Oliveira Braga
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O problema desta pesquisa se sintetiza na seguinte questão: Como os pais de alunos do pré de uma escola no município de Paranaguá compreendem o papel do jogo e da brincadeira na educação de seus filhos? Parte da hipótese de que, normalmente, os pais tendem a supervalorizar o trabalho que envolve atividades de escrita com o uso de folhas e/ou cadernos, em detrimento de outras possibilidades de aprendizado como aqueles que surgem na forma de jogos e brincadeiras. Nesse sentido, são objetivos: elaborar uma revisão de literatura abordando o tema; entrevistar os pais e/ou responsáveis a respeito do jogar e do brincar na educação infantil e analisar a concepção das pessoas entrevistas acerca do assunto. Para a revisão de literatura foram realizadas leituras dos seguintes autores: Antunes, Friedmann, Cardoso, entre outros. A partir daí espera-se construir os seguintes tópicos componentes da monografia: I - Metodologia; II – As relações entre o jogar e o brincar na infância e III - A percepção dos pais e/ou responsáveis sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Entre as obras estudadas, podemos ressaltar uma passagem relevante que nos ajuda a compreender o tema em questão, isto é "muitos pais e/ou responsáveis reconhecem o fato de que as crianças brincam, mas hesitam em compactuar que é essa maneira pela qual seus filhos aprendem" LIBERALI e LIBERALI (2011). Em relação à coleta de dados, inicialmente tentamos viabilizar a realização de entrevistas com os pais, mas isso se tornou inviável, uma vez que eles não colaboraram e se recusaram a participar, por sentirem-se constrangidos. Desse modo, optamos pela aplicação de um questionário, (anônimo). Essa estratégia colaborou para a participação de muitos pais e contamos com forte adesão. A partir dos dados obtidos realizamos a interpretação e análise dos dados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51009
    Collections
    • Docência na educação infantil [65]

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