• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Filosofia da educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Filosofia e educação religiosa cristã

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DANIELE AUGUSTINHO GUIMARAES.pdf (480.4Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Guimarães, Daniele Augustinho
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho pretendeu analisar a base teórica conceitual da educação filosófica e religiosa cristã, visando o aprofundamento do entendimento da educação no âmbito religioso por parte das escolas publicas do Estado do Paraná. Parte-se do entendimento histórico da importância da religião para o ser humano, com base nas mudanças ocorridas na legislação da educação nos últimos anos e a diversidade religiosa existente em nossa nação, bem como a perspectiva da proposta da LDB. Dessa maneira, diante da analise das ações dos profissionais da educação, em especial o professor de filosofia, e as orientações do currículo escolar frente à necessidade do apreço a leitura de textos filosóficos,pretendemos esclarecer o que pertence a filosofia, bem como o que é parte da educação religiosa. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa consiste em três partes, sendo a primeira: uma investigação bibliográfica exploratória, realizada em livros, artigos, teses e sites especializados, a fim de criar embasamento teórico sobre os temas abordados na educação religiosa dos 6º e 7º anos do ensino fundamental nas escolas públicas paranaenses. A segunda parte consiste na reflexão mais aprofundada acerca da obra de Hugo de São Vitor, obra considerada um manual para aqueles que pretendem seguir o caminho da leitura e estudos com êxito. E por fim as considerações acerca da possibilidade ou não de uma ponte de conhecimento entre a educação religiosa no ensino fundamental e a filosofia no ensino médio, como possibilidade de educação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50809
    Collections
    • Filosofia da educação [69]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV