Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoosburger, Udo Baldurpt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Daniele Augustinhopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T14:29:08Z
dc.date.available2019-11-05T14:29:08Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50809
dc.descriptionOrientador : Udo Baldur Moosburgerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho pretendeu analisar a base teórica conceitual da educação filosófica e religiosa cristã, visando o aprofundamento do entendimento da educação no âmbito religioso por parte das escolas publicas do Estado do Paraná. Parte-se do entendimento histórico da importância da religião para o ser humano, com base nas mudanças ocorridas na legislação da educação nos últimos anos e a diversidade religiosa existente em nossa nação, bem como a perspectiva da proposta da LDB. Dessa maneira, diante da analise das ações dos profissionais da educação, em especial o professor de filosofia, e as orientações do currículo escolar frente à necessidade do apreço a leitura de textos filosóficos,pretendemos esclarecer o que pertence a filosofia, bem como o que é parte da educação religiosa. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa consiste em três partes, sendo a primeira: uma investigação bibliográfica exploratória, realizada em livros, artigos, teses e sites especializados, a fim de criar embasamento teórico sobre os temas abordados na educação religiosa dos 6º e 7º anos do ensino fundamental nas escolas públicas paranaenses. A segunda parte consiste na reflexão mais aprofundada acerca da obra de Hugo de São Vitor, obra considerada um manual para aqueles que pretendem seguir o caminho da leitura e estudos com êxito. E por fim as considerações acerca da possibilidade ou não de uma ponte de conhecimento entre a educação religiosa no ensino fundamental e a filosofia no ensino médio, como possibilidade de educação.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectReligião e educaçãopt_BR
dc.titleFilosofia e educação religiosa cristãpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples