dc.contributor.advisor | Moosburger, Udo Baldur | pt_BR |
dc.contributor.author | Guimarães, Daniele Augustinho | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T14:29:08Z | |
dc.date.available | 2019-11-05T14:29:08Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50809 | |
dc.description | Orientador : Udo Baldur Moosburger | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho pretendeu analisar a base teórica conceitual da educação filosófica e religiosa cristã, visando o aprofundamento do entendimento da educação no âmbito religioso por parte das escolas publicas do Estado do Paraná. Parte-se do entendimento histórico da importância da religião para o ser humano, com base nas mudanças ocorridas na legislação da educação nos últimos anos e a diversidade religiosa existente em nossa nação, bem como a perspectiva da proposta da LDB. Dessa maneira, diante da analise das ações dos profissionais da educação, em especial o professor de filosofia, e as orientações do currículo escolar frente à necessidade do apreço a leitura de textos filosóficos,pretendemos esclarecer o que pertence a filosofia, bem como o que é parte da educação religiosa. A metodologia utilizada na elaboração desta pesquisa consiste em três partes, sendo a primeira: uma investigação bibliográfica exploratória, realizada em livros, artigos, teses e sites especializados, a fim de criar embasamento teórico sobre os temas abordados na educação religiosa dos 6º e 7º anos do ensino fundamental nas escolas públicas paranaenses. A segunda parte consiste na reflexão mais aprofundada acerca da obra de Hugo de São Vitor, obra considerada um manual para aqueles que pretendem seguir o caminho da leitura e estudos com êxito. E por fim as considerações acerca da possibilidade ou não de uma ponte de conhecimento entre a educação religiosa no ensino fundamental e a filosofia no ensino médio, como possibilidade de educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Religião e educação | pt_BR |
dc.title | Filosofia e educação religiosa cristã | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |