Avaliação da criança na creche : repensando pautas e práticas
Resumo
Resumo : A avaliação na Educação Infantil é um aspecto importante do processo educacional e se apresenta como um enorme desafio para todos os educadores. Atualmente, na rede Municipal de ensino de Curitiba constitui-se em um parecer descritivo que relata o desenvolvimento da criança frente às áreas de formação humana que são desenvolvidas através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Porém, para se chegar aos pareceres individuais das crianças há um longo processo de trabalho por parte de educadoras e professoras que envolve questões como qualificação profissional, tempo e espaço qualitativo para realização da mesma. Nesse sentido, este trabalho pretende levantar as dificuldades e percepções acerca da avaliação de crianças na Educação Infantil, mas especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos, através de uma pesquisa qualitativa, arguindo sobre este tema tão recorrente e atual para os profissionais da educação. Os resultados indicam que a principal ferramenta de avaliação é a pauta de observação. Com relação às dificuldades, nota-se que a falta de tempo e questões ligadas às orientações recebidas pelos educadores são as mais frequentes. Discute-se que os problemas levantados estão relacionados á realidade de trabalho dos educadores e conclui-se que o investimento na qualificação dos educadores é fundamental para uma avaliação de qualidade.