dc.contributor.author | Popovitz, Mirian Bubna | pt_BR |
dc.contributor.other | Moro, Catarina de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T16:30:50Z | |
dc.date.available | 2020-01-10T16:30:50Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49951 | |
dc.description | Orientadora : Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A avaliação na Educação Infantil é um aspecto importante do processo educacional e se apresenta como um enorme desafio para todos os educadores. Atualmente, na rede Municipal de ensino de Curitiba constitui-se em um parecer descritivo que relata o desenvolvimento da criança frente às áreas de formação humana que são desenvolvidas através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Porém, para se chegar aos pareceres individuais das crianças há um longo processo de trabalho por parte de educadoras e professoras que envolve questões como qualificação profissional, tempo e espaço qualitativo para realização da mesma. Nesse sentido, este trabalho pretende levantar as dificuldades e percepções acerca da avaliação de crianças na Educação Infantil, mas especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos, através de uma pesquisa qualitativa, arguindo sobre este tema tão recorrente e atual para os profissionais da educação. Os resultados indicam que a principal ferramenta de avaliação é a pauta de observação. Com relação às dificuldades, nota-se que a falta de tempo e questões ligadas às orientações recebidas pelos educadores são as mais frequentes. Discute-se que os problemas levantados estão relacionados á realidade de trabalho dos educadores e conclui-se que o investimento na qualificação dos educadores é fundamental para uma avaliação de qualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Avaliação da criança na creche : repensando pautas e práticas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |