Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPopovitz, Mirian Bubnapt_BR
dc.contributor.otherMoro, Catarina de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-10T16:30:50Z
dc.date.available2020-01-10T16:30:50Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49951
dc.descriptionOrientadora : Catarina Moropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação na Educação Infantil é um aspecto importante do processo educacional e se apresenta como um enorme desafio para todos os educadores. Atualmente, na rede Municipal de ensino de Curitiba constitui-se em um parecer descritivo que relata o desenvolvimento da criança frente às áreas de formação humana que são desenvolvidas através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos. Porém, para se chegar aos pareceres individuais das crianças há um longo processo de trabalho por parte de educadoras e professoras que envolve questões como qualificação profissional, tempo e espaço qualitativo para realização da mesma. Nesse sentido, este trabalho pretende levantar as dificuldades e percepções acerca da avaliação de crianças na Educação Infantil, mas especificamente na faixa etária de 0 a 3 anos, através de uma pesquisa qualitativa, arguindo sobre este tema tão recorrente e atual para os profissionais da educação. Os resultados indicam que a principal ferramenta de avaliação é a pauta de observação. Com relação às dificuldades, nota-se que a falta de tempo e questões ligadas às orientações recebidas pelos educadores são as mais frequentes. Discute-se que os problemas levantados estão relacionados á realidade de trabalho dos educadores e conclui-se que o investimento na qualificação dos educadores é fundamental para uma avaliação de qualidade.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação da criança na creche : repensando pautas e práticaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples