Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:59:01Z
dc.date.available2022-10-24T18:59:01Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49436
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 136-141pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem por objetivo geral conhecer como os estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Curitiba, estado do Paraná concebem o bullying e o impacto no seu desenvolvimento humano. A revisão sistemática mostra o quanto este fenômeno merece atenção nas escolas e a carência de estudos desta temática no campo da Educação. Entende-se por bullying escolar os comportamentos agressivos, que se repetem e são intencionais, que acontecem sem uma motivação aparente, entre um ou mais estudantes, causando sofrimento e uma relação desigual de poder (LOPES NETO, 2011). O estudo foi fundamentado em autores estudiosos do bullying e da violência (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009, entre outros) e na bioecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a aplicação de um questionário semi estruturado e observação participante junto a duas turmas de 5° ano de uma mesma escola, bem como a revisão de literatura. A análise dos dados, por meio de quatro Núcleos de Significação identificados (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), valoriza a percepção das crianças sobre o fenômeno bullying escolar. Evidenciaram-se às relações de poder entre os estudantes, caracterizando tipos diferentes de manifestação do bullying com relação ao gênero, revela a escola como um microssistema que manifesta este fenômeno como uma forma de violência. Ao considerar esses achados como aspectos pertinentes que interferem no desenvolvimento humano, salienta-se o necessário aprofundamento nas discussões sobre o assunto e sua compreensão como sintoma da violência social nas escolas. Palavras-chave: vitimização entre pares, violência escolar, Desenvolvimento Humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as general objective to know how the students of the 5th grade of Elementary School in a public school in the city of Curitiba, state of Paraná conceive bullying and the impact on their human development. The systematic review shows how much this phenomenon deserves attention in schools and the lack of studies of this subject in the field of Education. School bullying is understood as aggressive, repetitive and intentional behaviors, which occur without apparent motivation, between one or more students, causing suffering and an unequal relationship of power (LOPES NETO, 2011). The study was based on the authors of bullying and violence (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009) Of human development (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). The research, of a qualitative and exploratory nature, involved the application of a semi structured questionnaire and participant observation with two groups of the 5th year of the same school, as well as the literature review. Data analysis, through four identified nuclei of significance (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), values the perception of children about the school bullying phenomenon. The power relations between students, characterizing different types of manifestation of bullying with respect to gender, have been evidenced, reveals the school as a microsystem that manifests this phenomenon as a form of violence. In considering these findings as pertinent aspects that interfere with human development, we emphasize the necessary deepening in the discussions about the subject and its understanding as a symptom of social violence in schools. Keywords: peer victimization, school violence, Elementary Educationpt_BR
dc.format.extent148 f. : gráfs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAssédio nas escolaspt_BR
dc.titleO Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples