Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKrueger, Eliane de Andradept_BR
dc.contributor.otherHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-24T20:44:51Z
dc.date.available2018-04-24T20:44:51Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/49426
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Sonia Maria Haracemivpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/07/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 85-90pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação docente em Direitos Humanos está intimamente ligada a uma prática pedagógica condizente com o respeito ao ser humano bem como de uma educação que privilegie as dimensões inter e multidisciplinar que envolve a temática. Nessa linha, há que se valorizar o que é construído e não simplesmente transmitido. A formação continuada deve ser permanentemente incentivada num processo de reflexão dos saberes que vão sendo recontextualizados, e visam mudanças nas práticas pedagógicas. Considerando esse pressuposto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da formação continuada na Educação em Direitos Humanos na ótica dos professores de uma escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR. O estudo buscou responder como o processo de formação docente continuada pode contribuir na prática pedagógica da EDH. Para tanto, buscou-se identificar as concepções e práticas docentes verificando as formas de trabalho pedagógico com o tema e as aproximações com as Diretrizes Nacionais, Estadual e com o Projeto Político Pedagógico da escola. A fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa se baseou nas leituras de Candau (1998, 2000a, 2000b 2000c), Benevides (2003), Freire, (1999, 2000, 2001), Nóvoa (1997), Pimenta (2005), Sacavino (2000), Silva (2000), Tavares (2007), Veiga (2008), Ludke; André (1986), André (2001, 2013), dentre muitos outros, de forma embasar as ideias que envolvem a Educação em Direitos Humanos, a formação docente e a prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que utilizou como intervenção um Curso de Extensão que possibilitou a coleta de dados. A investigação teve início no ano de 2015, tendo o Projeto de Pesquisa sido aprovado pelo Comitê de Ética Pesquisa (CEP/SD), do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, através do Parecer nº 2.113.486. Os resultados revelaram através do posicionamento dos professores quanto ao processo formativo na prática da escola, que as ações para a implantação da EDH na escola ainda são mínimas. Também foi possível verificar que a formação docente promove uma reflexão efetiva sobre Educação em Direitos Humanos, capaz de promover o empoderamento do sujeito e da coletividade visando a Educação para a Paz. Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, Formação Docente, Prática Pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The teacher education in Human Rights is closely linked to a pedagogical practice consistent with the respect for the human being. As well as an education that privileges the inter and multidisciplinary dimensions that surround the theme. In this way, it is important to appreciate what is constructed rather than simply transmitted. Continuing education should be permanently promoted in process of reflection of the knowledge that is being recontextualized and seeks to changes in pedagogical practices. Considering this presupposition, the present research had the objective to investigate the contributions of the continued education in Human Rights from the point of view of the teachers of a public school in the initial years of the Elementary School of the Municipal Complex of Curitiba -PR. The study sought to answer how the process of continuing education of teachers can contribute to the pedagogical practice of HRE. In order to do so, we sought to identify the conceptions and teaching practices by verifying the forms of pedagogical work with the theme and the approximations with the National State Directives and the School's Political Pedagogical project. The theoretical methodological basis of this research was based on the reading of Candau (1998, 2000a, 2000bh 2000c), Benevides (2003), Freire, (1999, 2000, 2001), Nóvoa (1997), Pimenta (2005), Sacavino (2000), Silva (2000), Tavares (2007), Veiga (2008), Ludke; André (1986), André (2001, 2013). Amongst many others, in order to base the ideas that involve Human Rights Education, teacher training, and pedagogical practice. It is a qualitative research action type, which used as an intervention an Extension Course that enabled the data collection. The research began in 2015 and the Research Ethics Committee (CEP/SD), of the Health Science Sector of UFPR, through Decision n º 2.113.486, approved the Research Project. The results revealed through the position of the teachers regarding the formative process in the school practice, that the actions for the implementation of EDH in the school are still minimal. It was also possible to verify that teacher education promotes an effective reflection on Education in Human Rights, capable of promoting the empowerment of the subject and the community aiming at Education for Peace. Keywords: Education in Human Rights, Teacher Training, Pedagogical Practice.pt_BR
dc.format.extent102 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Direitos humanospt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleFormação docente e prática pedagógica na educação em direitos humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples