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dc.contributor.advisorHansen, Fábio, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorSantos Filho, André Eduardo dospt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T13:16:16Z
dc.date.available2023-03-07T13:16:16Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48558
dc.descriptionOrientador: Fábio Hansen.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os campos do saber foram criados e segmentados através de disciplinas, mas como o conhecimento pode ser entendido em sua complexidade, em suas variáveis? A Comunicação necessita de diversas fontes externas que auxiliem na formação de seus conceitos e na compreensão das relações humanas, que façam o indivíduo estar ciente do contexto em que está inserido de forma completa e crítica. O presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: de que forma a interdisciplinaridade pode ser um meio para a formação dos estudantes de Publicidade e Propaganda? Nosso referencial teórico se sustenta em autores expoentes na área de educação e interdisciplinaridade, como Edgar Morin, Jesús Martín-Barbero e Hilton Japiassu, e pesquisadores do campo publicitário, como Tereza Cristina Vitali e Bruno Pompeu. Estabelecemos como objeto de estudo para responder nossa pergunta de pesquisa o projeto Inter para ser multi, experiência interdisciplinar criada na Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que une turmas de Publicidade e Propaganda e de Letras para criar produtos audiovisuais. Vemos através do tensionamento entre teoria e entrevistas realizadas com professores e estudantes que o método interdisciplinar é uma estratégia a ser considerada para uma formação mais crítica e humana dos futuros publicitários. Contudo, há diversos aspectos a serem considerados, como o equilíbrio entre teoria, prática, viés humanista e mercadológico e, no caso específico do Inter para ser multi, as características subjetivas dos docentes, o que nos retorna ao conceito de complexidade trabalhado por Morin no início desta monografia: o pensamento complexo é capaz de contextualizar e reconhecer o singular, mas também traz incertezaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação de massa e propaganda - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleA complexidade do saber no ensino : interdisciplinaridade nos cursos de publicidae e propaganda - o projeto inter para ser multipt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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