A complexidade do saber no ensino : interdisciplinaridade nos cursos de publicidae e propaganda - o projeto inter para ser multi
Resumo
Resumo: Os campos do saber foram criados e segmentados através de disciplinas, mas como o conhecimento pode ser entendido em sua complexidade, em suas variáveis? A Comunicação necessita de diversas fontes externas que auxiliem na formação de seus conceitos e na compreensão das relações humanas, que façam o indivíduo estar ciente do contexto em que está inserido de forma completa e crítica. O presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte pergunta: de que forma a interdisciplinaridade pode ser um meio para a formação dos estudantes de Publicidade e Propaganda? Nosso referencial teórico se sustenta em autores expoentes na área de educação e interdisciplinaridade, como Edgar Morin, Jesús Martín-Barbero e Hilton Japiassu, e pesquisadores do campo publicitário, como Tereza Cristina Vitali e Bruno Pompeu. Estabelecemos como objeto de estudo para responder nossa pergunta de pesquisa o projeto Inter para ser multi, experiência interdisciplinar criada na Universidade do Vale dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, que une turmas de Publicidade e Propaganda e de Letras para criar produtos audiovisuais. Vemos através do tensionamento entre teoria e entrevistas realizadas com professores e estudantes que o método interdisciplinar é uma estratégia a ser considerada para uma formação mais crítica e humana dos futuros publicitários. Contudo, há diversos aspectos a serem considerados, como o equilíbrio entre teoria, prática, viés humanista e mercadológico e, no caso específico do Inter para ser multi, as características subjetivas dos docentes, o que nos retorna ao conceito de complexidade trabalhado por Morin no início desta monografia: o pensamento complexo é capaz de contextualizar e reconhecer o singular, mas também traz incertezas
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- Publicidade e Propaganda [199]