Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGarcia, Joyce Cordeiro Heindykpt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T17:30:40Z
dc.date.available2022-11-21T17:30:40Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48363
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/07/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 147-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo traz a questão: como os professores corregentes do 3º ano do Ensino Fundamental de Curitiba, utilizam as tecnologias nas práticas pedagógicas? Para este fim, delimitou-se como objetivo geral: analisar e compreender como os professores corregentes, do 3º ano do Ensino Fundamental de Curitiba utilizam as tecnologias nas práticas pedagógicas. De modo a cumprir o objetivo geral, definiram-se os seguintes objetivos específicos: compreender a função do professor corregente na rede municipal de Educação de Curitiba - RME; identificar a concepção de tecnologia apresentada pelos professores corregentes da RME, em especial, daqueles que atuam no 3º ano do Ensino Fundamental; verificar se esses professores corregentes, já vivenciaram o uso de tecnologias em sua formação continuada e a sua aplicabilidade pedagógica; analisar quais tecnologias os professores corregentes utilizam em suas práticas pedagógicas e identificar e analisar os avanços, dificuldades e desafios a serem superados, no uso das tecnologias na escola. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e pesquisa de campo. Buscou-se, primeiramente, fazer o levantamento bibliográfico das produções sobre tecnologia e educação que já existiam, para isso, pesquisou-se dissertações e teses da UFPR e UTFPR; produções nos bancos de dados da CAPES, Scielo e BVS. A partir do levantamento bibliográfico e verificação da problemática, utilizou-se como instrumentos de pesquisa o questionário e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram os professores corregentes que atuaram no 3º ano do Ensino Fundamental nos anos de 2016 e 2017. Obtiveramse 18 questionários respondidos das 185 escolas, por meio de formulário online e foi realizado 10 entrevistas com professores corregentes, sendo uma em cada regional de Curitiba, selecionado por meio randômico, não sendo os mesmos professores do questionário. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de Discurso, nas entrevistas (ORLANDI, 2007). Foram elencados 5 dispositivos analíticos, sendo eles: a função da corregência; concepção de tecnologia na escola; formação continuada em tecnologia; tecnologias utilizadas na prática pedagógica e potencialidades e desafios no uso das tecnologias na corregência. Os resultados mostram que todos os docentes acessam a internet em sua rotina do dia-a-dia. A maioria utiliza e-mails, redes sociais e aplicativos para pesquisas e lazer. Utilizam o computador na escola e em suas casas para preparar aula, para pesquisas diversas, preparar atividades, entre outros. Os docentes utilizam a tecnologia para seu uso pessoal e nas práticas pedagógicas, mas, é preciso avançar no uso das tecnologias em sala de aula. Nos discursos nota-se que muitos professores ainda não utilizaram as tecnologias no trabalho com a corregência. Os que já tiveram essa experiência, destacam trabalhos realizados na sala de informática ou nas aulas de Ciências. O uso de jogos eletrônicos, voltados para a alfabetização foi trazido por poucos docentes. Não se verificou nenhum trabalho que envolvesse a interação proporcionada pelas tecnologias e nenhuma ação voltada ao trabalho em sala de aula, com alunos que apresentam dificuldades. Palavras-chave: Tecnologias e Educação. Formação de Professores. Professor Corregente. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is inserted in the Research line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, of the Program of Masters in Education: Theory and Practice of Education, in the main point of Education and Technologies. The study brings the question: How the teaching assistant of the 3rd year of Elementary School of Curitiba use the technologies in the pedagogical practices? To this matter it was defined as a general objective: to analyze and understand how the teaching assistant from the 3rd year of Elementary School in Curitiba use the technologies in pedagogical practices. In order to fulfill the general objective, the following specific objectives were defined: to understand the role of the teaching assistant in the municipal education network of Curitiba - RME; To identify the technology conception presented by RME teachers, especially those who work in the 3rd year of Elementary School; To verify if these teachers have already experienced the use of technologies in their continuing education and pedagogical applicability; To analyze which technologies the teaching assistants use in their pedagogical practices and to identify and analyze the advances, difficulties and challenges to be overcome in the use of the technologies in the school. This research is about a qualitative, exploratory approach and field research. First of all, it was made a bibliographical survey of the productions about technology and education that already existed. For this, it was searched dissertations and thesis of UFPR and UTFPR; Productions in the CAPES, Scielo and BVS databases. From the bibliographical survey and the problem verification, the quiz and the semi-structured interview were used as research instruments. The research subjects were the teaching assistants who worked in the 3rd year of primary education in the years 2016 and 2017. It was eighteen quizzes answered from one hundred eighty-five schools through a online form and ten interviews were conducted with teaching assistants in each region of Curitiba. Selected by random means, not being the same quiz teachers. For the analysis of the collected data, we used the discourse analysis in the interviews (ORLANDI, 2007). Five analytical devices were listed: the function of teaching assistant; Technology conception in the school; Continuing education in technology; Technologies used in pedagogical practice and potentialities and challenges in the use of technologies in the community. The results show that all teachers access the internet in their routine. Most teachers use e-mail, social networking, and research and leisure apps. Teachers use the computer at school and in their homes to prepare classes, for various researches, to prepare activities, among others. They use technology for their personal use and pedagogical practices, but it is necessary to move forward in the use of technologies in the classroom. In the speeches, it is noticed that many teachers have not yet used the technologies in working with the community. Those who have had this experience, highlighted works done in the computer room or in science classes. The use of electronic games, focused at literacy was brought by few teachers. It had not seen no work that involved the interaction provided by the technologies and no action focused on classroom work, with difficulties students available. Keywords: Technologies and Education. Teacher's education. Teaching Assistant. Pedagogical Practice. Elementary School.pt_BR
dc.format.extent197 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação- Tecnologia educacionalpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias pelos professores corregentes no Município de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples