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dc.contributor.advisorCunha, Josafá Moreira dapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Joelson Carvalho dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-29T19:54:05Z
dc.date.available2017-06-29T19:54:05Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47778
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr.Josafá Moreira da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 88-99pt_BR
dc.description.abstractResumo: O clima escolar é definido como o conjunto de interações recíprocas entre os atores escolares, engloba a própria estrutura escolar, padrões de relacionamentos internos que favorecem os ajustes comportamentais e os contextos ambientais. A vitimização (bullying) é entendida à luz das definições de Dan Olweus, ao mencionar de forma singular que tal fenômeno se manifesta quando um indivíduo é alvo de ações negativas, físicas e/ou psicológicas, repetitivas que envolvam desequilíbrio de poder. A presente pesquisa teve como objetivo investigar se o clima escolar possibilita a incidência de bullying, numa perspectiva bioecológica do desenvolvimento, considerando a importância dos sistemas ecológicos, em específico o microssistema (escola), para tal investigação. Para tanto, delineou-se um estudo empírico quantitativo, que envolveu cerca de 1219 participantes de Ensino Integral Fundamental I da rede pública municipal da cidade de Curitiba/PR. Para análise dos dados coletados, utilizou-se dois questionários: School Climate Survey Student (DSCS), Escala de Mensuração do Clima Escolar, versão brasileira adaptada e a Escala de Vitimização e Agressão (EVAP) para mensuração da vitimização (bullying). A análise de dados foi realizada por meio do software R Statistical Computing, foram feitas análises descritivas (porcentagens) da amostra, análises de consistência interna da Escala de Mensuração do Clima Escolar e da variável agregada (EVAP). Em seguida, evidenciaram-se correlações significativas positivas entre as seis dimensões consideradas da Escala DSCS e correlações significativas negativas entre tais dimensões e o escore EVAP/bullying. Por fim realizou-se análise de regressão multinível em dois diferentes níveis (aluno; escola), considerando diferentes modelos que padronizam as abordagens multiníveis. Os resultados apresentados no modelo multinível revelaram efeitos significativos para apenas 1 das 7 dimensões do clima escolar no nível aluno, as demais dimensões tiveram efeitos não significativos. Somado a isso, o segundo nível (escola) apresentou efeitos significativos de apenas duas entre as sete dimensões mensuradas. Diante de tais constatações, é razoável o reconhecimento de efeitos significativos de pequena parte do construto clima escolar sobre a variável resposta EVAP/bullying, contudo não sendo possível afirmar para a amostra deste trabalho, influência absoluta do clima escolar a incidência de bullying. Isso considerando obviamente que o clima escolar é um construto multidimensionado. Ainda assim, destacou-se a máxima proposta por Silva e Costa (2016) de que a incidência de bullying não decorre somente do nível individual (alunos), mas também do contexto (escola), sendo que as características escolares (dimensões) podem propiciar contextos mais ou menos favoráveis à incidência de bullying. Palavras-Chave: Ambiente Escolar; Vitimização; Bullying; sistemas ecológicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The school climate is defined as the set of reciprocal interactions among the school actors, involving the school structure itself, internal relationships patterns that promote behavioral adjustments and environmental contexts. The victimization (bullying) is understood in the light of Dan Olweus' definitions, who defined it as a phenomena that is manifested when an individual is subjected to negative, physical and/or psychological and repetitive actions that involve imbalance of power. This study aims to investigate if the school climate allows the incidence of bullying, based on a biological perspective of development, regarding the importance of ecological systems, specially the microsystem (school, in this case). Moreover, a quantitative empirical study was drawn up, involving 1219 participants from public elementary school in Curitiba, PR. In order to analyze the collected data, two questionnaires were used: School Climate Survey Student (SCSS), School Climate Measurement Scale, adapted into Brazilian version and an adapted version of Aggression and Peer Victimization Scale (EVAP) for bullying measurement. Data analysis was developed using R Statistical Computing software, descriptive analysis (percentages) of the sample, internal consistency analyzes of the School Climate Measurement Scale and the Aggression and Peer Victimization Scale (EVAP). Additionally, significant positive correlations were found between the six dimensions considered in the School Climate Measurement Scale and significant negative correlations between these dimensions and the EVAP / bullying score were evidenced. Finally, multilevel regression analysis was performed as a possibility to investigate the research problem at two different levels (student, school), regarding different models that standardize multilevel approaches. The results presented in the multilevel model revealed significant effects for only 1 of the 7 dimensions of the school climate at the student level, the other dimensions had no significant effects. In addition, the second level (school) showed significant effects of only two of the seven measured dimensions. In view of these findings, it is reasonable to recognize the significant effects of a small part of the school climate construct (student level) on the EVAP / bullying response variable, although it is not possible to state for the sample of this study, the absolute influence of the school climate the incidence of bullying. This is obviously considering that the school climate is a multidimensional construct. Nevertheless, the ideas proposed by Silva and Costa (2016) is that the incidence of bullying does not only arise from the individual level (students), but also from the context (school), and the school characteristics (dimensions) Contexts more or less favorable to the incidence of bullying. Keywords: School Environment; Victimization; Bullying; Ecological systempt_BR
dc.format.extent121 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO construto clima escolar e processos de vitimização entre parespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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