• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Políticas educacionais para estudantes com altas habilidades/superdotação : um estudo sobre a transversalidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA CAROLINA CYRINO PESSOA MARTELLI.pdf (1.709Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Martelli, Ana Carolina Cyrino Pessoa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa dispõe sobre a transversalidade/continuidade das políticas públicas destinadas aos estudantes que possuem altas habilidades/superdotação. O objetivo principal foi o de identificar se o fluxo das políticas inclusivas destinadas a este alunado é contínuo e automático nas diferentes etapas/níveis de ensino, ou se há interrupção no atendimento das necessidades educacionais especializadas destes estudantes. Para o estudo, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, com enfoque na pesquisa documental e na análise descritiva analítica de entrevistas. Foram investigados os documentos referentes às políticas públicas dos níveis municipal de Curitiba, estadual do Paraná e nacional. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com catorze sujeitos de pesquisa, distribuídos entre estudantes da Universidade Federal do Paraná que possuem altas habilidades/superdotação e professores do município de Curitiba e do estado do Paraná que atuam com atendimento a estudantes superdotados. Os dados de pesquisa apontaram uma ruptura da continuidade da oferta de atendimento especializado destinado a estes estudantes. Foi constatado, ademais, um grande engajamento dos profissionais que atuam na área nas diferentes etapas/níveis de ensino, em especial quanto à sua formação continuada e à troca de informações e de experiências.
     
    Abstract: This research deals with the transversality / continuity of public policies aimed to students who have high abilities / giftedness. The main objective was to identify if the flow of inclusive policies for this student is continuous and automatic in the different stages of education or if there is a disruption in the attendance of the specialized educational needs of these students. For the study, a qualitative methodological approach was used, focusing on documentary research and analytical descriptive analysis of interviews. The documents related to the public policies of Curitiba, state of Paraná and national level were investigated. We also conducted semi-structured interviews with fourteen research subjects, distributed among students from the Federal University of Paraná who have high abilities / giftedness and teachers from the city of Curitiba and the state of Paraná who work with attendance for gifted students. The research data pointed to a rupture in the continuity of the offer of specialized attendance for these students. It was also observed a great commitment of the professionals who work in the area in the different stages / levels of education, in particular as to their continuing education and the exchange of information and experiences.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47377
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV